Desde o surgimento do novo coronavírus no RN, a Prefeitura Municipal de Lagoa Salgada adotou uma série de medidas para diminuir o impacto da doença na população lagoa-salgadense.
Na última quinta-feira e sexta-feira, dias 16 e 17, reuniram-se profissionais das secretarias municipais de Saúde, Segurança e Eventos, para realização de ações, considerando a necessidade de adoção de novas medidas preventivas a fim de minimizar os efeitos da pandemia.
Mesmo o município não apresentando nenhum óbito, o prefeito Osivan Queiroz reforça o pedido à população para que mantenham os cuidados com a higienização, façam uso de máscaras e mantenham o isolamento social, ficando na segurança das residências.
Entre as ações, foi realizada mais uma blitz sanitária educativa de conscientização com distribuição de máscaras de tecido, aplicação de álcool gel 70%, verificações de temperatura corporal e orientações sobre as mediadas de prevenção. Pessoas identificadas com sintomas gripais ou com temperatura elevada eram orientadas a irem a uma unidade de saúde para atendimento.
Na sexta-feira, dia 17 de julho, além da entrega de álcool em gel e três mil máscaras no comércio do centro da cidade, teve também o carro do “xô corona” fazendo a desinfecção de ruas.
Lagoa Salgada registra 58 casos confirmados, 43 casos suspeitos, 97 casos descartados e 45 casos recuperados.
No dia 11 de junho, a Prefeitura Municipal de Lagoa Salgada, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, realizou a entrega da segunda etapa de 1.000 sacolões destinados às famílias cadastradas do Bolsa Família, durante o período de isolamento social.
O benefício além de injetar recursos no comércio local contemplou principalmente as famílias cadastradas em programas sociais do município. A ação teve por objetivo combater a atual situação de crise social e econômica provocada pela pandemia do Covid-19.
No mês de maio a Prefeitura entregou o primeiro lote de 1.000 cestas básicas e 4 mil máscaras de proteção, destinadas ao mesmo público beneficiado pelo programa federal Bolsa Família.
Outra medida adotada pelo Município foi a entrega de 1.450 kits de alimentação escolar para famílias que possuem alunos matriculados na rede municipal de ensino.