SALÕES MUDAM ROTINA PARA ATENDER CLIENTES APÓS REABERTURA

A maquiadora  usa máscara e proteção acrílica no rosto e luvas para atender cliente, nesta terça-feira (7) Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

Estabelecimentos precisam seguir regras rígidas de higiene e de distanciamento para realizar atendimentos

Salões de beleza mudaram suas rotinas de atendimento a clientes após serem autorizados a reabrir as portas, desde segunda-feira (6), na capital paulista. Os estabelecimentos estavam fechados desde 20 de março, quatro dias antes de a quarentena entrar oficialmente em vigor no estado de Sâo Paulo.

Segundo protocolo assinado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) no sábado (4), salões de cabeleireiros e barbeiros podem funcionar desde que sigam regras rígidas como o uso de protetor facial, aventais com mangas compridas e toucas.

O salão de Gabriela Albuquerque retomou o atendimento a clientes nesta terça-feira (7), no bairro da zona sul. Durante este período, todos os prestadores de serviço da empresa mantiveram distanciamento social, garantiu Gabriela, que também é maquiadora.

Ela explicou que seu salão já exigia o uso de máscara para a realização de procedimentos estéticos, além de manter uma rotina rígida de higiene. “O que mudou foi que, agora na pandemia, o pessoal do atendimento usa máscaras e as faxinas, principalmente no banheiro, foram reforçadas para uma por hora”, garantiu.

Além disso, a empresa de Gabriela oferece álcool em gel em todos suas dependências, mantém uma sala exclusiva para esterilização de insumos, indica distanciamento entre clientes, usando cartazes, além de contar com um termômetro para aferir a temperatura das pessoas, antes de serem atendidas entre as 10h e 17h. “Antes de agendar o atendimento também perguntamos se o cliente está com algum sintoma [semelhante ao da Covid-19]”, acrescentou.

 Veja as novas regras

Salões de beleza, estética e barbearias

– Ocupação deve ser limitada a 40% da capacidade máxima

– Disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato, como um borrifador com álcool 70% ou água sanitária, para funcionários e clientes

– Deixar em evidência a indicação de distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas

– Aferir a temperatura dos clientes antes de entrar no estabelecimento

– Uso obrigatório de máscaras para clientes e funcionários

– Os atendimentos devem ser realizados, preferencialmente, mediante agendamento prévio, evitando-se filas de espera

– Questionar se o cliente apresentou febre ou sintomas de gripe antes de agendar o horário

– Deixar margem de tempo entre os agendamentos para realizar higienização dos equipamentos

– Os funcionários deverão utilizar touca, máscara reutilizável e óculos de proteção ou protetor facial, gorro, avental impermeável de mangas longas e luvas para tratamentos.

– Dois ou mais profissionais estão proibidos de atender o mesmo cliente de forma simultânea

– Deixar os primeiros horários da agenda para pessoas do grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos etc

Da Folha de São Paulo

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