UPA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU VAI RECEBER CENTRO INTEGRADO CONTRA O COVID-19

Município com melhor estrutura em saúde pública na região Agreste, São José de Mipibu vai implantar na UPA Geraldo de Souza , no prazo de 60 dias, o Centro Integrado Contra o Covir-19, com 21 leitos e laboratório de análise clínica completo, além de uma sala de tomógrafo, benefícios que permanecerão na UPA após vencida a pandemia do novo coronavírus.

A informação foi repassada pelo prefeito Arlindo DantasArlindo ressaltou ainda que outros investimentos estão sendo viabilizados em favor da população de São José de Mipibu, como a pavimentação em asfalto nas ruas José Jorge, São João, Capitão Joaquim Dantas,(Bradesco), Princesa Isabel, Senador João Câmara e  travessa Pedro Guarani.

Ainda de acordo com o gestor municipal, mais de meio milhão de reais estão sendo investidos nessas melhorias de acessibilidade urbana.

Saúde do Município – Covid-19

O Município está realizando trabalhos preventivos em diversas frentes,  nas comunidades e na região do centro comercial.  Um exemplo,  é o Stop Covid – 19, que já percorreu todas as localidades, realizando a entrega de máscaras de tecido à população em suas residências ou nas proximidades delas, realizando também mobilização no tocante ao distanciamento e isolamento social e das medidas de higiene.

Ainda na prevenção, estão  sendo realizadas desinfecções constantes em locais públicos e locais de grande fluxo de pessoas, controle de fluxo de pessoas, dispensação de álcool 70% e verificação de temperatura. Todas essas ações de forma constante no Mercado Público, na Feira Livre, e nas barreiras sanitárias educativas.

Até o presente momento foram distribuídos mais de 14 mil máscaras de tecido para a população, uma vez que esse dispositivo é importantíssimo para reduzir a disseminação do vírus.

Na área assistencial está sendo trabalhado o tratamento precoce como indicado pelo protocolo clínico do município, que orienta o manejo dos pacientes e segue toda a indicação das normas técnicas do Ministério da Saúde, como também a disponibilização da azitromicina e ivermectina para pacientes com sintomas. Trabalho realizado pela farmácia do município, mediante prescrição médica.

A ampliação dos diagnósticos por laboratório nas coletas de SWAB’s (em domicílio) e o seu envio ao laboratório central conforme critério da SESAP, como também os testes rápidos para os demais pacientes a partir do 8º dia do primeiro sintoma, são outras medidas eficazes em favor da população.

Também foi realizada a implantação de 07 leitos específico para COVID-19 na UPA 24 h, por ser São José de Mipibu o único município com laboratório estruturado da região. O Laboratório Central indicou São José de Mipibu para ser o centro de distribuição dos Swabs para os 27 municípios da primeira região de saúde.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros havia uma estrutura equipada para 10 leitos de UTI’s Adulto que não estavam em funcionamento.  O município solicitou a abertura desses leitos para o enfrentamento ao COVID-19, para o atendimento de toda a região e a resposta foi que não seria viável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo