Idosa com sintomas de coronavírus é examinada por profissionais de saúde Foto: Amanda Perobelli /Reuters
Um levantamento divulgado esta quarta-feira pelo Imperial College mostra que a pandemia do coronavírus está fora de controle no Brasil. A taxa de contágio (Rt) no país é de 1,01. Esta é a 13ª semana consecutiva em que este índice fica acima de 1, o que significa que a velocidade de transmissão de novos de casos está crescendo fora de controle.
Houve, no entanto, uma queda em relação a semana passada, quando o Rt registrado foi de 1,03. Na América do Sul, considerada pela Organização Mundial da Saúde como o novo epicentro da pandemia, a taxa de contágio brasileira empata com a do Equador e só é pior do que a vista na Argentina (1,3), na Colômbia (1,22), e no Peru (1,05).
O relatório semanal do Imperial College analisou 53 países onde há transmissão ativa do coronavírus. A instituição destaca que, até o dia 19 de julho, mais de 14 milhões de casos de Covid-19 foram registrados em todo o mundo, além de 597 mil óbitos.
No Brasil, já foram confirmados 2,1 milhões de contágios e 81,8 mil mortes, segundo consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.
A pandemia dá sinais de arrefecimento em diversos estados das regiões Norte, Nordeste e no Sudeste. No entanto, o crescimento de casos é vertiginoso em Minas Gerais e nas regiões Sul e Centro-Oeste.
Nesta quarta-feira, o chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, disse que, apesar dos progressos feitos no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, muitas já em testes finais, seu uso só deve ser esperado para o início de 2021.
Agência O Globo