INTERESSE DE DALLAGNOL E MORO EM ELEIÇÃO IMPULSIONOU IDEIA DE QUARENTENA

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Sérgio Lima/Poder360/Drive”.

A ideia de impor uma quarentena para juízes e procuradores que tenham interesse em disputar uma eleição vem sendo amadurecida há algum tempo dentro do Supremo Tribunal Federal e entre congressistas. Na semana passada, o presidente do STF, Dias Toffoli, defendeu que o Congresso analise o tema.

Toffoli disse: “Volto a pedir ao Congresso Nacional que estabeleça prazos de inelegibilidade para membros da magistratura e do Ministério Público que deixarem suas carreiras para que não possam fazer dos seus cargos e das suas altas e nobres funções meios de proselitismo e demagogia”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), corroborou a ideia de Toffoli. O demista afirmou: “O Parlamento deve ouvir a proposta do presidente Toffoli e decidir pelos 8 anos, por 6 anos, por 4 anos. Aí é uma decisão do plenário”.

Nos últimos dias, integrantes do STF e do Congresso têm circulado por meio de mensagens diálogos do procurador Deltan Dallagnol cogitando ser candidato a senador nas eleições de 2018. Dallagnol cita também a possibilidade do então juiz Sergio Moro, chefe da Lava Jato, entrar para a política.

As mensagens foram divulgadas pelo site The Intercept. No caso que ficou conhecido como Vaza Jato, por revelar conversas entre os procuradores, Sergio Moro e outras pessoas ligadas à famosa operação de combate à corrupção.

Os diálogos, segundo o Intercept, “indicam, ainda, que a candidatura não era meramente um plano pessoal de Dallagnol, mas, diante de um ‘sistema político derrubado’, um desejo de procuradores que ia além da Lava Jato e do Paraná. Em mais de um momento, ele afirma que teria apoio da força-tarefa caso decidisse concorrer, o que indica que isso foi tema de debates internos”.

A conversa mais explícita foi divulgada em 3 de setembro de 2019 e havia sido registrada no aplicativo Telegram dos integrantes Lava Jato em 14 de dezembro de 2016. A seguir, o diálogo tal como foi captado (inclusive com eventuais solecismos) dos celulares dos procuradores que tiveram suas mensagens obtidas pelos hackers da Vaza Jato:

14 DE DEZEMBRO 2016 – CHAT PRIVADO

10:30:29 Vladimir Aras – Vc tem de pensar no Senado

12:58:02 Deltan Dallagnol – Obrigado pelo incentivo, mas vejo muitos poréns

13:09:38 Aras – Vc se elege fácil e impede um dos nossos inimigos no Senado: Requiao ou Gleise caem

13:29:56 Dallagnol – Não resolve o problema. Ajuda se o MPF lançar um candidato por Estado. Seria totalmente diferente e daria trabalho, mas pode ser uma das estratégias para uma saída.

13:30:22 Dallagnol – No PR não precisaria ser eu rs, mas eu apoiaria fortemente essa rede de candidatos

13:30:44 Dallagnol – Ou pensamos alguma saída maluca, ou estamos ferrados

13:45:12 Aras – Vc e Moro

13:45:14 Aras – Ou Carlos

Em março de 2017, Dallagnol foi abordado sobre a possível candidatura pela procuradora do DF Luciana Asper, mas desconversou:

1º DE MARÇO 2017 – CHAT PRIVADO

10:41:42 Luciana Asper Valdir – Tem alguma chance de vc se candidatar a senador?? Alguns estão me perguntando.

11:57:18 Dallagnol – Eu não gostaria, sendo sincero, por uma série de razões. Não é meu perfil, é uma turbulência na vida familiar, ganha menos, tem menos férias, fica tomando pedrada na vitrine num jogo de menitras, correria um risco grande ao me desligar do MPF, tem a questão da LJ etc. Contudo, tem muitas pessoas que respeito muito que estão incentivando, inclusive o pessoal da LJ. Hoje, descogito, e essa é a melhor resposta para quem pergunta, até para não expor o caso. A verdade é que quero em minha vida, em primeiro lugar, servir a Deus, e a Bíblia coloca que a vida do cristão é como o vento, que não sabe para onde vai. Se um dia decidir tentar, é porque entendi que é o melhor modo de servir a Deus e aos homens e por puro espírito público, porque vontade não tenho, Lu. Qual a sua impressão?

13:48:35 Luciana Asper Valdir – Entendo vc perfeitamente! Penso exatamente como vc. E confio plenamente que Deus o guiará em todos os caminhos. Vc ouvirá a voz Dele e Ele te colocará onde Ele precisa para continuar no caminho de restauração do que deveria ser está nação que Ele agraciou com tantas bênçãos e foi tão maltratada pelos líderes até hj. Eu confesso que peço todos os dias a Deus para colocar o poder neste país nas mãos dos filhos Dele, verdadeiros cristãos que queiram dar a prosperidade planejada para este Brasil. Falta liderança do bem em todos os cantos. Vc já fez alguma escola no Mpf. Precisamos de um novo congresso sem duvida. Difícil avançarmos com o que vemos por lá. Precisamos de lideranças em todos os cantos! Deixa Deus te guiar que Ele saberá exatamente onde vc deve estar!

14:02:12 Dallagnol – Valeu Lu. Quando lembrar, ore por favor pelas decisões que tomamos aqui.

14:40:25 Luciana Asper Valdir – Sim. Sempre!

Em dezembro de 2017, Dallagnol comunicou ao amigo Hadler Martines sua decisão de não se candidatar:

18 DE DEZEMBRO de 2017 – CHAT PRIVADO

22:36:55 Deltan Dallagnol – Grande Hadler, após muita reflexão, oração, ouvir muitas pessoas e chegando a um nível de convicção pessoal e fé bastante alto quanto ao que é melhor pensando em termos de movimento anticorrupção, ontem me antecipei ao meu deadline auto-imposto (tinha me colocado um deadline no fim de janeiro) e decidi não vou sair do MPF em 2018. Posso contar mais detalhes quando conversarmos pessoalmente, mas quis adiantar isso em primeira mão para Vc.

19 DE DEZEMBRO DE 2017 – CHAT PRIVADO

21:14:41 Hadler Favarin Martines – Fala Delta! Cara, você terá meu apoio independente da decisão que tomar. Concordo que uma candidatura neste momento poderia envolver muitos riscos e no MPF você ainda tem muito a contribuir. Pessoalmente, acho que você é uma das maiores lideranças jovem do Brasil e isso poderá abrir grandes portas no futuro. Quem sabe num futuro próximo um cargo político possa ser interessante. Deus te abençoe! Conte comigo. Abs

22:45:49 Deltan Dallagnol – Valeu irmãozinho pelo apoio e incentivo sempre. Sem Vocês seria uma brasa longe do fogo. Que possamos incendiar, juntos, corações, por mudanças. Grande abraço

Procurado pelo Intercept à época em que os diálogos ficaram conhecidos, Dallagnol respondeu, por meio de sua assessoria. Segundo informado, o procurador “se lembra de ter feito reflexões sobre esse assunto [candidatura]”, mas não iria “comentar pensamentos ou cogitações de caráter íntimo. As mensagens são oriundas de crime cibernético e têm sido usadas fora do contexto para acusações falsas.

Por:PODER 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo