NATAL: PARQUE DA CIDADE REABRE NESTA TERÇA COM RESTRIÇÕES PARA VISITAÇÃO

Parque da Cidade — Foto: João Maria Alves

Após quatro meses fechado, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado na av. Omar O’Grady, mais conhecida como prolongamento da av. Prudente de Morais, será reaberto nesta terça-feira (11),

No entanto, com uma série de restrições. A principal delas será o uso obrigatório de máscara por todos os frequentadores, sejam visitantes ou funcionários. A portaria nº 045/2020 regulamentando a reabertura foi publicada no Diário Oficial do Município de Natal (DOM) desta segunda-feira (10).

A reabertura da unidade de conservação ambiental faz parte do cronograma da retomada gradual da economia local, bem como os serviços da Prefeitura do Natal. O planejamento para a reabertura foi feito pela administração do parque, que fica por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Além do uso obrigatório da máscara, outros protocolos sanitários foram adotados como: a instalação de lavatórios nas entradas do parque para que a população higienize as mãos, o uso dos bebedouros de maneira individual e exclusivamente para encher copos ou garrafas de água, ficando proibido tomar água diretamente no equipamento e os banheiros serão utilizados também individualmente e a cada utilização será realizada a desinfecção do espaço.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, ressalta que neste primeiro momento, por conta da pandemia, o parque funcionará de maneira limitada. “Será aberta apenas a entrada do prolongamento da av. Prudente de Morais, das 14h30 às 17h30, sendo obrigatório o uso da máscara”. Em relação à entrada do parque em Cidade Nova, o secretário pede que a população tenha compreensão quanto à reabertura. “A entrada, no bairro de Cidade Nova, será aberta no mês de setembro, devido à pista de corrida ser estreita e levando em consideração a segurança da população por conta da aproximação das pessoas que irão percorrer as vias”, esclarece.

Já os pontos de descanso espalhados pelo parque irão funcionar normalmente, porém não podendo haver aglomerações. A escada e rampa de acesso à torre será interditada, estando proibida a circulação de pessoas na academia e em seu entorno. Os usuários devem estar o máximo que seja possível atentos ao distanciamento social de pelo menos 1,5m nas trilhas. Essa regra vale também no caso da formação de filas. Não será permitido o acesso de grupos e o descarte de máscaras não deverá ser feito em nenhum local dentro do parque.

Segundo a gestora do Parque da Cidade, Danielle Mafra, a entrada do parque será controlada, tendo as vagas de veículos do estacionamento limitada em 50% . “A população pode vir com sua família para realizar a prática das atividades físicas, mas estão proibido grupos que gerem aglomerações fora das finalidades do Parque. E os estudos individualizados na biblioteca irão funcionar mediante agendamento prévio”. alertou.

Outras atividades serão liberadas de maneira gradual e sucessiva mediante o cronograma de reabertura gradual do parque, em que tudo irá depender dos dados epidemiológicos. Será preciso que a população compreenda e colabore com algumas restrições impostas para segurança e saúde de todos. Mais informações sobre a reabertura pelo telefone (84) 3232-3207

Lembrando que, todo o cronograma da reabertura poderá sofrer alterações a depender dos dados epidemiológicos da Covid-19.

CRONOGRAMA DE REABERTURA DO PARQUE DA CIDADE

AGOSTO

Abertura para caminhada, corrida e ciclismo da Zona de tráfego intenso, de segunda à sexta, das 14h30 às 17h30, exclusivamente pela Avenida Omar O´grady;

Agendamento para estudo individualizado na biblioteca através do telefone 3232-3207 no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta;

Número limitado a 7 estudantes por turno e permanência de cada estudante limitada a 4h por agendamento, por dia;

Retomada de atividades de pesquisa no Centro de Pesquisas da Mata Atlântica (Cepema).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo