RN E MAIS 10 ESTADOS APRESENTAM TENDÊNCIA DE ALTA NAS MORTES POR COVID-19 DO QUE ESTABILIDADE OU QUEDA

Estados em vermelho representam aqueles que estão com tendência de alta para as mortes por Covid-19.

O Brasil tem 11 estados com tendência de alta no número de mortes causada pelo novo coronavírus. Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins apresentam um aumento superior a 15% na média móvel diária de óbitos em comparação com a de duas semanas atrás. O país registrou nesta terça-feira uma média móvel de 1.066, o que configura estabilidade.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

As informações e cálculos são do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. Os dados são coletados diretamente com as secretariais estaduais de Saúde.

Em contrapartida, o país tem nove estados com tendência de queda. Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba e Pernambuco. Para ser considerado em queda, é preciso que a média móvel caia mais de 15% quando comparada com os cálculos de duas semanas atrás.

Estão estáveis seis estados mais o Distrito Federal, são eles: Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

As médias móveis das regiões indicam que o Sul e o Centro-Oeste apresentam tendência de alta, enquanto Norte e Nordeste demonstram queda e o Sudeste, estabilidade.

Agência O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo