VÍDEO MOSTRA PMS JOGANDO SPRAY DE PIMENTA EM ESTUDANTES DURANTE PROTESTO NO IFRN

Foto: Reprodução

Um protesto de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) resultou em uma intervenção da Polícia Militar na tarde desta terça-feira (11). Os estudantes protestavam na reitoria do IFRN, em Natal, contra a intervenção na instituição – que dura mais de 100 dias – quando policiais militares chegaram ao local e usaram spray de pimenta para dispersar o grupo. Um vídeo mostra a ação dos policiais.

Um vídeo mostra um grupo de estudantes próximo ao portão de acesso à reitoria, já na saída da instituição. Um dos policiais vai em direção ao grupo e joga o spray nos estudantes. Houve gritaria e correria.

https://youtu.be/SRWtduHr51E

Por meio da assessoria de imprensa, o reitor pro tempore Josué Moreira afirmou que está sempre aberto ao diálogo “mas a forma como a tentativa de conversa foi realizada foi lamentável, pois eles invadiram a Reitoria”. Ele diz ainda que o que os estudantes “vieram fazer aqui não foi reivindicar a questão da volta às aulas, na verdade, estão reivindicando outras coisas, alinhadas a ideais estritamente políticos”. O reitor, por fim, agradece e pede desculpas à PM “que tenta manter a integridade física dos servidores que estão trabalhando, a ordem e proteção do patrimônio público”. Confira a nota na íntegra no final da matéria.

Nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra disse que determinou ao secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, e ao comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, “prioridade na apuração do episódio” e disse ainda que o comandante da operação foi afastado.

Os estudantes contam que a Polícia Militar chegou ao local para conter o ato que, segundo eles, acontecia de forma pacífica. “Hoje, no dia do estudante, estudantes de vários grêmios estudantis decidiram construir um ato simbólico na reitoria contra a intervenção que já dura mais de 100 dias no nosso instituto. O interventor Josué decidiu chamar a PM, ao invés de conversar com os estudantes como sempre aconteceu no IFRN. O primeiro diálogo dos PMs já foi ameaçando levar a gente algemado, sendo agressivos. Depois confiscaram o celular de uma menina de forma extremamente bruta só porque ela estava gravando a atuação deles”, conta Matheus Araújo, um dos estudantes que participavam do protesto.

De acordo com o professor do IFRN Daniel Lobão, o acesso ao prédio foi fechado e quem chegava ao local era impedido de entrar. “Quando eu cheguei já não estava mais podendo entrar no IFRN, então eu fiquei na porta, do lado de fora”. Do portão, ele presenciou o ato dos policiais.

“O IFRN foi criado pra transformar a sociedade através da educação, da pesquisa, da ciência e tecnologia, da extensão e da ação social. (…) E o que você ensina quando você é o líder máximo da instituição – tudo bem que você foi colocado lá indevidamente, como o professor Josué – mas qual mensagem que você passa de aprendizagem para os estudantes, no dia do estudante, quando você chama a polícia pra resolver qualquer tipo de conflito que poderia estar sendo conversado? É o pior exemplo possível. Não é pedagógico, não é posição de educador, é a posição de uma pessoa autoritária. Por que vieram quatro viaturas pra uma situação que tinha 30 estudantes? Todo mundo desarmado, apenas entoando palavras de ordem, aí vem os policiais armados, entram no território da instituição, e jogam spray de pimenta em estudantes. É um dia muito triste (…), é o total colapso da missão institucional do IFRN que é transformar a sociedade através da educação”, disse Daniel Lobão que é professor da instituição desde 2014 e membro do Conselho Superior no mandato 2019/2021.

Os diretores gerais dos campi do IFRN emitiram nota de apoio aos estudantes. “A comunidade estudantil é a razão de existência de uma casa de educação que forma cidadãos e profissionais de excelência. Respeito e diálogo é o que os estudantes merecem, não truculência e ameaças. Diretores e Diretoras Gerais dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte se solidarizam e manifestam incondicional apoio aos estudantes que, exercendo a cidadania, clamam pelo retorno à normalidade democrática no IFRN”, diz o documento.

Intervenção

As eleições para reitoria do IFRN aconteceram em dezembro do ano passado. No dia 4, o professor José Arnóbio de Araújo Filho foi eleito reitor após ter 48,25% dos votos válidos. A posse aconteceria no dia 20 de abril. Em segundo lugar ficou Wyllys Abel Farkatt Tabosa – reitor da gestão passada – com 42,26%.

Disputaram as eleições ainda outros dois candidatos: José Ribeiro de Souza Filho e Ambrósio Silva de Araújo.

No entanto, uma portaria publicada pelo Mnistério da Educação em 17 de abril deste ano nomeou Josué Moreira como reitor pro tempore. Ele não disputou as eleições.

Nomeado novo reitor pelo MEC, Josué Moreira é médico veterinário e professor do IFRN no campus Ipanguaçu. Ele também foi candidato à Prefeitura de Mossoró em 2016 pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Em 2018, Josué se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), a então sigla do presidente da República Jair Bolsonaro.

Nota do reitor pro tempore Josué Moreira

Com surpresa, recebi a informação de que um grupo de estudantes do IFRN havia invadido a sede do Instituto, o prédio da Reitoria. Declaro que estou sempre aberto ao diálogo, mas a forma como a tentativa de conversa foi realizada foi lamentável, pois eles invadiram a Reitoria.

Hoje é um dia dedicado aos estudantes, mas o que eles vieram fazer aqui não foi reivindicar a questão da volta às aulas, na verdade, estão reivindicando outras coisas, alinhadas a ideais estritamente políticos. A gestão está trabalhando para fazer acontecer o retorno das aulas e o que os alunos buscavam aqui, fazendo esse movimento, não era nessa direção.

Por fim, agradeço e peço desculpas a gloriosa PM do RN, que tenta manter a integridade física dos servidores que estão trabalhando, a ordem e proteção do patrimônio público. A aglomeração de alunos é uma desobediência a lei contra o combate à Covid-19.

Do G1/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo