CÃES-ROBÔS DA FORÇA AÉREA DOS EUA MOSTRAM O FUTURO DO CAMPO DE BATALHA

Saindo de aviões da Força Aérea dos Estados Unidos, cães-robôs de quatro patas correram para um campo de aviação no Deserto de Mojave, no que parecia uma cena futurística de guerra.

Mas o exercício conduzido na semana passada, um dos maiores experimentos de alta tecnologia das Forças Armadas dos Estados Unidos, não tinha nada de cinema.

Voando sobre uma pista de pouso (identificada como hostil para fins de treinamento), os cães-robôs foram mandados para fora da aeronave para detectar ameaças antes que os humanos se expusessem a elas. A explicação do exercício veio num comunicado à imprensa da Força Aérea em 3 de setembro.

Os cães eletrônicos são apenas uma parte do chamado Advanced Battle Management System (ABMS, ou Sistema de Gerenciamento de Batalha Avançado) das Forças Armadas dos Estados Unidos. O ABMS usa inteligência artificial e análise de dados rápida para detectar e combater ameaças aos recursos militares dos EUA no espaço e possíveis ataques ao território dos EUA com mísseis ou outras armas.

Will Roper, secretário adjunto da Força Aérea para compras, tecnologia e logística, explicou que, em um futuro campo de batalha, soldados terão “uma gama estonteante de informações” para avaliar e precisarão contar com a síntese de dados feita em nanossegundos para lutar com eficácia.

“Valorizar os dados como um recurso essencial para o combate é tão vital quanto o combustível para aviões ou os satélites. É a chave para a guerra de próxima geração”, afirmou Roper em um comunicado da Força Aérea à imprensa sobre o treinamento.

O último exercício do ABMS, feito entre 31 de agosto e 3 de setembro, envolveu todos os braços das Forças Armadas dos EUA, incluindo a Guarda Costeira, além de dezenas de equipes da indústria, em 30 locais do país.

A Base da Força Aérea de Nellis em Nevada foi um deles – e ali aconteceu o exercício com cães-robôs.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo