PESQUISA NACIONAL IRÁ VERIFICAR A SATISFAÇÃO DOS RESIDENTES DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

A rede Ebserh, responsável pela administração dos hospitais universitários Onofre Lopes e Ana Bezerra e Maternidade Escola Januário Cicco (Huol/Huab/Mejc – UFRN) iniciou, nesta sexta-feira, 25, o 2º Ciclo da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Residentes dos Hospitais Universitários Federais. Trata-se de uma iniciativa da ouvidoria-geral, em parceria com as coordenações de formação profissional e de ensino e pesquisa, no âmbito da Administração Central, e com as Gerências de Ensino e Pesquisa e Ouvidorias das unidades hospitalares vinculadas, para avaliar os hospitais como campo de prática a partir da percepção dos mais de 7.800 alunos dos programas de residência médica, uni e multiprofissional.

São mais de mil programas de residência na rede Ebserh. O objetivo da pesquisa é auxiliar a identificar pontos fortes desses programas, reforçando-os, e pontos de melhorias, aprimorando-os, a partir do olhar do próprio residente. Até 2019, apenas alguns hospitais da rede realizavam algum tipo de avaliação voltada a esse público, mas de forma individual e cada um à sua maneira. A partir de então, foi feito uma primeira experiência, em nível de rede, que está sendo aprimorada esse ano, com perspectiva de dar ainda mais visibilidade às experiências desse importante público.

Segundo a ouvidora-geral da rede Ebserh, Savana Dantas, as pesquisas de satisfação, além de serem uma estratégia de diálogo prevista em lei, são excelentes instrumentos de aproximação com o público avaliado e permitem que o olhar da organização fique ainda mais voltado para as experiências e necessidades desses usuários. “Com essa iniciativa, a administração central da Ebserh segue cumprindo seu compromisso de apoiar os hospitais. Nesse caso, por meio do levantamento de diagnósticos resultantes do fomento à participação social dos nossos residentes”, afirmou.

Por ser uma iniciativa voltada exclusivamente aos residentes, os participantes receberão e-mail com as orientações sobre o processo de participação na pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo