BOLIVIANOS VÃO ÀS URNAS NESTE DOMINGO PARA ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Voluntária em centro de votação em La Paz, capital da Bolívia, neste domingo (18) — Foto: David Mercado/Reuters

O primeiro turno das eleições para a presidência da Bolívia acontece neste domingo (18). Os eleitores escolhem quem vai substituir Jeanine Añez, a presidente interina que assumiu em novembro de 2019, após a anulação da votação daquele ano e os distúrbios que levaram Evo Morales a renunciar.

As urnas ficam abertas das 9h às 18h (hora de Brasília), mas neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, os eleitores não terão todo o dia para votar. O tribunal eleitoral definiu um divisão entre os votantes de acordo com o último dígito da cédula de identidade: os que terminam com números de 0 a 4 votam pela manhã, e os de 5 a 9, pela tarde.

Essas são as primeiras eleições na Bolívia sem a participação de Evo Morales desde 1997.

A eleição pode ser decidida já no primeiro turno se um dos candidatos tiver pelo menos 40% dos votos válidos e mais de dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado. Se ninguém conseguir esse resultado, um segundo turno está marcado para o dia 29 de novembro.

Os candidatos

  Veja abaixo quem são os três concorrentes que lideram as pesquisas:

– Luis Arce é o candidato do MAS, o partido de Evo Morales. Arce foi ministro da economia de Evo –nesse cargo, ele foi responsável por estatização de empresas. Durante a campanha, ele buscou se distanciar dos aspectos mais polêmicos dos anos de Evo –ele afirmou, por exemplo, que não vai interferir em investigações contra ex-ministros do MAS.

Carlos Mesa já foi presidente da Bolívia entre 2003 e 2005. Ele concorreu contra Evo nas eleições de 2019 e ficou em segundo. É considerado um centrista.

Luis Fernando Camacho é um líder de extrema-direita que liderou protestos contra Evo. Ele é de Santa Cruz, o estado mais populoso.

Há outros candidatos, mas eles pontuam pouco nas pesquisas de intenção de voto.

Arce tem 33,6% da preferência dos eleitores, seguido de Mesa, com 26,8%, de acordo com uma pesquisa da organização Tu Voto Cuenta, feita entre 2 e 5 de outubro. Camacho, em terceiro, tem 13,9% das intenções de voto. Com informações do G1/mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo