TJRN ALCANÇA NÍVEL DE EXCELÊNCIA EM ÍNDICE DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CNJ

O Tribunal de Justiça do RN atingiu nível de excelência no Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) – 2020, aferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TJRN alcançou a nota 0,90, sendo 1 a maior possível. Com o resultado, o TJRN ficou em 14º lugar no ranking que abrange 92 órgãos de justiça brasileiros, entre tribunais e conselhos.

Este é o melhor resultado do TJRN desde a criação do índice em 2016. Desde então, o Judiciário potiguar vem melhorando suas iniciativas de governança e infraestrutura de TI a cada ano. Em 2019, o TJRN obteve nota de 0,86 ponto, classificado como nível aprimorado, ante a pontuação de 0,76 em 2018.

Diante das melhorias contínuas de governança implementadas desde 2017, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TJRN atuou de forma cirúrgica em 2020, conforme explica o secretário Gerânio Gomes, elegendo algumas ações que resultaram em um novo incremento do resultado.

“Focamos na avaliação de desempenho dos servidores da Setic; em revisão da capacitação continuada em TI para todos os servidores do Poder Judiciário; e na melhoria dos fluxos que visam aumentar a confiabilidade e segurança da informação”, elenca Gerânio, destacando também a revisão dos fluxos dos macroprocessos.

Os macroprocessos são questões acompanhadas pela Setic como incidentes de segurança, melhoria dos atendimentos técnicos, melhoria da infraestrutura de redes para garantir a continuidade dos serviços, desenvolvimento de softwares. “Ano passado nós havíamos regulamentado os macroprocessos e esse ano nós revisamos os seus fluxos, ganhando mais uma pontuação por isso. Essa revisão demonstra maturidade em governança, significa que estamos atentos, fiscalizando, revisando nossos processos. Eu melhoro o meu software quando faço uma revisão dos seus fluxos, por exemplo”, afirma o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo