UNICAT AUMENTA DISPENSA DE ANTIRRETROVIRAIS PARA UM PERÍODO DE TRÊS MESES

Com o objetivo de evitar a circulação de pessoas em tratamento de HIV, diminuindo a exposição à infecção da Covid-19, a Unidade de Agentes Terapêuticos (UNICAT), órgão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), vem entregando os medicamentos antirretrovirais para os pacientes com a doença para uso por um período de três meses.

De março a setembro deste ano, a Unidade já distribuiu 4.622.665 antirretrovirais (comprimidos/cápsulas/frascos) de um elenco que inclui 33 medicamentos diferentes para o tratamento de pacientes vivendo com HIV no Rio grande do Norte.

“Os antirretrovirais agem inibindo a multiplicação do HIV no organismo e, consequentemente, evitam o enfraquecimento do sistema imunológico. Seu uso é de grande importância para aumentar e garantir qualidade de vida para os portadores de HIV”, informou Victor Dantas, Farmacêutico da UNICAT, responsável pela dispensação dos medicamentos para as unidades de atendimento.

A UNICAT abastece 14 Serviços de atendimento especializado e 26 maternidades localizados em diversas regiões do Estado, que são responsáveis pela entrega dos medicamentos aos pacientes. A aquisição e distribuição dos antirretrovirais é de responsabilidade do Ministério da Saúde, cabendo ao Estado a logística e armazenamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo