ALTA DE PREÇOS DE INSUMOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL É “PONTUAL”, DIZ MINISTRO

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

O ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) afirmou nesta  quinta-feira (5) que a alta de preços em materiais para construção civil é momentânea e não deve alterar os projetos desenvolvidos pela pasta.

“Estamos vendo aí 1 movimento que é pontual, que é localizado. Vamos lembrar que a nossa estruturação de projetos para a iniciativa privada sempre está pensando em longo prazo”, afirmou durante participação na 11ª Edição da Conferência Itaú Macro Vision.

Para o ministro, o aumento se deve à interrupção da produção –por impacto da pandemia de covid-19– ao mesmo tempo em que houve alta no consumo. Esta, por sua vez, pelo pagamento do auxílio emergencial. Itens como cimento e aço, por exemplo, subiram 14% de janeiro a setembro deste ano, segundo dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

“Apesar da pandemia, o que a gente observou foi 1 aumento de massa salarial. A gente está vendo esse aumento de massa se transformando em consumo e em escassez de insumo. Por 1 lado, a gente deixou de produzir e, por outro, a gente passou a produzir mais”, disse.

O ministro afirmou ainda que essa alta não deve causar mudanças nos projetos realizados pela pasta de Infraestrutura junto à iniciativa privada: “Todos os projetos têm seus mecanismos de adequação, de reequilíbrio econômico financeiro para situação extraordinárias. Assim como os contratos administrativos têm seus mecanismos de proteção, de reajuste contratual nos aniversário”, ponderou.

Para ele, será possível verificar uma normalização desses preços “mais para frente”.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo