BRASIL PODE DEIXAR DE SER UMA DAS DEZ MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO

O Brasil deve deixar de ser uma das dez maiores economias do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Nacional (FMI), reunidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) numa pesquisa. O levantamento, divulgado pelo Valor Econômico, aponta a diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) e a desvalorização da moeda nacional como os motivos dessa mudança.

O Produto Interno Bruto brasileiro, em 2019, equivalia a US$ 1,8 trilhão, o que garantia ao país a nona posição no ranking. As previsões do FMI são que, em 2020, ocorra uma queda de 5,8% do PIB. A projeção é mais negativa do que a do governo brasileiro, que estimou retração de 4,7%, e que a dos bancos e consultorias locais, que especulam diminuição de 4,8%.

Outra preocupação é a desvalorização do real perante à moeda americana, em 2020, o que, na conversão do ranking para dólares, faz com que a retração prevista pelo FMI passe para 28,3%. A projeção é uma soma de riquezas de US$ 1,4 trilhão para o país, que passará a ocupar a 12° posição, após ser ultrapassado pelo Canadá, pela Coreia do Sul e pela Rússia.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo