COM AUXÍLIO EMERGENCIAL, CAIXA ULTRAPASSA 100 MILHÕES DE CONTAS DIGITAIS

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta 4ª feira (4.nov.2020) que o banco atingiu a marca de 105 milhões de poupanças sociais digitais. A modalidade é destinada a beneficiários de programas governamentais, como o auxílio emergencial, que já beneficiou 67,8 milhões de brasileiros.

Bolsonaro aproveitou o evento para criticar a instrução dos órgãos de saúde, que estimulavam o isolamento social. “A política do ´fica em casa e a economia a gente vê depois´ nos soou muito grave na Presidência. Sabíamos dos 38 milhões de invisíveis e dos informais”, disse.

Segundo Guimarães, a digitalização das contas tem alcançado principalmente a população do interior do Brasil, que antes precisava se deslocar às unidades de atendimento.

“O nosso banco digital é o de Breves [município do Pará], é o do senhor Francismauro, não é o da Faria Lima, que eu respeito muito, excepcional”, disse o presidente da Caixa.

Bolsonaro elogiou Guimarães durante o discurso. “Talvez, entre aqueles que estão à frente das instituições bancárias, Pedro é o que tem maior coração”, declarou.

Além do presidente da República, participaram do evento o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e ministros do governo, como Paulo Guedes (Economia), e general Braga Netto (Casa Civil).

A governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, também assistiu à cerimônia. Sem uma sigla desde que saiu do PSL, Reinehr foi festejada nas redes sociais por congressistas bolsonaristas quando assumiu o governo do Estado.

POUPANÇA DIGITAL

A poupança social digital é uma modalidade de poupança, aberta para beneficiários de programas governamentais, como o auxílio emergencial, e com limite de saldo e movimentação máxima mensal de R$ 5.000. A movimentação é feita apenas pelo aplicativo Caixa Tem, de graça.

Só com o auxílio, são 67,8 milhões de beneficiários. A Caixa já creditou R$ 242 bilhões nas contas dessas pessoas. Isso tem motivado o governo a estudar a criação de 1 novo banco, apenas com essas contas, disse o ministro Paulo Guedes (Economia), ao participar de transmissão ao vivo com investidores em 20 de outubro.

“Quanto vale 1 banco que tem 64 milhões de pessoas que foram bancarizadas pela 1ª vez e serão leais pelo resto da vida? Estamos planejamento 1 IPO deste banco digital nos próximos 6 meses”, disse Guedes

O presidente do Banco, Pedro Guimarães, disse que o banco irá lançar o “maior” programa de microcrédito da América Latina para beneficiar o público do Caixa Tem. Segundo ele, os empréstimos, na faixa de 500 a 1.000, terão taxas muito menores que a do mercado. A intenção é atingir ao menos 10 milhões de pessoas.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo