EZEQUIEL FERREIRA PRESTA HOMENAGEM AO EX-PRESIDENTE DA ALRN, ALCIMAR TORQUATO

Na abertura da sessão plenária desta quinta-feira (12), o presidente do Legislativo do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) apresentou Moção de Pesar e prestou homenagens a Alcimar Torquato, ex-presidente da Casa, que também presidiu o Tribunal de Contas (TCE/ RN). Sua Moção de Pesar foi subscrita pelos demais parlamentares.

Alcimar Torquato faleceu na noite desta quarta-feira (11), aos 79 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital do Coração, tratando de insuficiência renal. A causa da morte não foi confirmada. “Essa deferência é uma justa homenagem a um homem cuja biografia revela um observador analítico, de posições claras, para quem a palavra era o que havia de mais valor em uma pessoa”, disse Ezequiel, que se solidarizou com a viúva Neide Torquato, seus filhos e demais familiares.

O deputado Raimundo Fernandes (PSDB), que falou em seguida, enalteceu as qualidades do “amigo inseparável” e reforçou que Alcimar Torquato assumiu com zelo todas as missões no serviço público. “Merece todas as homenagens pelos relevantes serviços que prestou”, disse.

O presidente Ezequiel Ferreira afirmou que em sua brilhante trajetória, Alcimar deixou marcas profundas na cena política e, principalmente, na memória do nosso povo. “E estas marcas devem ser sempre valorizadas pelo que contêm de lição para o presente e de encaminhamentos para a construção de um futuro melhor para nosso Estado e a nossa gente. Era o símbolo de uma política de homens justos, considerando que o que é compatível a ela não significa os interesses de cada um, mas os interesses coletivos”, disse.

Ezequiel Ferreira destacou qualidades de Alcimar Torquato, como “a inteligência privilegiada e o fato de ser preocupado com o semelhante, pois tinha um olhar atento a todos”. Encerrou seu pronunciamento afirmando que em todas as relevantes funções que ocupou, “Alcimar Torquato sempre o fez com espírito público, probidade, disposição de superar suas próprias aptidões para servir da melhor forma possível ao nosso estado e à sociedade potiguar. Por isso e pelos notórios serviços prestados à medicina, à política e, sobretudo, ao povo do Rio Grande do Norte merece e recebe as honras desta Casa”.

Nascido na cidade serrana de Luiz Gomes, a 27 de setembro de 1941, Alcimar Torquato de Almeida é filho de Cícero Rufino de Almeida e Josefa Torquato do Rêgo. Cursou o 1° grau no seminário Diocesano Santa Terezinha, em Mossoró, seguindo posteriormente para Recife, onde cursou a faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, se especializando em Psiquiatria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo