FILARMÔNICA DA UFRN REALIZA PRIMEIRO CONCERTO DE 2020 COM MÚSICOS REUNIDOS PRESENCIALMENTE

Após experimentar os Delírios da Pandemia com apresentações virtuais, a Filarmônica da UFRN realiza sua primeira apresentação de 2020 com a orquestra reunida presencialmente – apenas os músicos, sem público. O Concerto em Ré Maior para Flauta e Orquestra, do compositor italiano Antonio VIvaldi, será transmitido pelo canal do YouTube  Auditório Onofre Lopes Digital nesta quarta, 11, às 19h.

O maestro André Diniz conta que toda a orquestra já estava ansiosa pelos ensaios presenciais mas que essa reunião foi cercada de cuidados. “A retomada dos ensaios presenciais trouxe um enorme desafio de biossegurança. Mas a gente contou com uma maravilhosa parceria do Instituto de Medicina Tropical, na pessoa da professora Selma (Jerônimo, diretora do IMT), onde nós fizemos o mais rigoroso protocolo de testagem de músicos já implementado no Brasil. Em geral, as pessoas só fazem o teste de sorologia e nós não, nós fizemos o teste chamado SWAB e também a sorologia completa, não o teste rápido”, explica André.

Para esta primeira apresentação, foi escolhido um repertório que também expressasse esse cuidado. “Nós escolhemos duas peças que  pudessem ser executadas só por instrumentistas de corda – à exceção do solista, Dimitri Rezende, que é flautista. Então, nós vamos ter só um instrumento de sopro e, mesmo assim, mantendo o protocolo de biossegurança com um console de acrílico que impede que o spray se espalhe”, destacou o maestro.

O retorno da reunião presencial dos músicos aponta para a possibilidade de volta dos concertos com público. De acordo com o maestro André Diniz, ainda haverá uma segunda apresentação presencial em 2020, mas sem definição sobre presença de plateia. “O que nós não sabemos ainda é que tamanho de público nós vamos ter, se já vai chegar no momento em que a gente vai poder ter um público – mesmo que menor – ou se a gente mantém esse formato de apresentar junto e ser só transmitido por redes sociais”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo