PREFEITURA DE NÍSIA FLORESTA REALIZA AÇÃO PREVENTIVA EM PRESÍDIO DE ALCAÇUZ COM MEDICAÇÃO DOADA PELO DEPUTADO ZÉ DIAS

Fotos: DKalysson

A Prefeitura Municipal e Nísia Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira(27), mais uma ação preventiva em favor dos apenados e servidores lotados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada em área do Município.

O trabalho coordenado pelo médico do município e professor universitário, Lionaldo Duarte, visa evitar que pessoas sejam contaminadas com escabiose ou sarna, doença de pele contagiosa que provoca coceira, podendo causar furúnculo, agravando o estado de saúde.

De acordo com o médico a sarna é contagiosa e se espalha rapidamente por meio do contato físico entre os detentos. “O sintoma mais comum da sarna é uma coceira intensa na área onde os ácaros se agrupam” explicou o médico.

Ainda de acordo com o representante da Secretaria Municipal de Saúde de Nísia Floresta, os 08 mil comprimidos de ivermectina que estão sendo distribuídos na unidade prisional foram doados pelo deputado estadual Zé Dias, que atendeu a um apelo feito pelo médico Lionaldo Duarte, durante uma entrevista em programa de rádio na capital.

O médico ressaltou que “infelizmente o presídio registrou o óbito de um interno acometido de escabiose, que com o agravamento da enfermidade resultou no surgimento de um furúnculo. Após assumirmos o controle da situação nenhuma vida foi perdida até então”, destacou.

Durante a distribuição da ivermectina que vai beneficiar 1603 internos, o médico deixou esclarecido que a ação visa apenas combater a escabiose, não tendo nenhuma relação com tratamento para prevenir a Covid-19. ” Se a ivermectina vai ser preventiva para Covid eu não sei, porém até agora não perdemos nenhum paciente aqui em Alcaçuz”, ressaltou.

Vale registrar que neste ano aproximadamente 90% dos agentes penitenciários lotados em Alcaçuz foram acometidos do Covid-19 e todos venceram o coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo