SAÚDE DISCUTE COM PFIZER ‘CONDIÇÕES DE COMPRA’ DA VACINA

Foto: Adriano Machado/Crusoé

 

Executivos da Pfizer vão esta tarde ao Ministério da Saúde para conversar com técnicos sobre as condições de compra da vacina contra a Covid-19.

A informação foi confirmada a O Antagonista pela própria Saúde. Segundo a pasta, uma série de reuniões com outros desenvolvedores de vacina está programada para esta semana.

“O objetivo é conhecer os resultados dos testes em andamento e as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas pelo laboratório. A aquisição dos imunizantes deve ocorrer à medida em que os ensaios clínicos apontarem a total eficácia e segurança dos insumos e o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) for realizado.”

Segundo fontes do Ministério da Saúde, o principal problema para a compra da vacina da Pfizer é logístico. O imunizante precisa ficar armazenado a temperaturas de -70º C, e uma alternativa é guardar a vacina em embalagens com gelo seco para manter a refrigeração.

Os resultados preliminares da Pfizer indicam que a vacina uma taxa de imunização de 90%. O governo brasileiro ainda não tem acordo para a aquisição do imunizante. O Ministério da Saúde tem reuniões marcadas nesta semana com representante da Johnson & Johnson; do Instituto Gamaleya, que fabrica a vacina russa Sputnik V; e a Bharat Biotech, da Covaxin.

“A Pasta deve apresentar, em breve, o plano de imunização da população brasileira contra a Covid-19. A previsão é que a primeira remessa de vacinas já esteja disponível no primeiro semestre de 2021 e contemple inicialmente o grupo de risco da doença, que serão definidos pelos aspectos epidemiológicos, de eficácia e de segurança da vacina a ser utilizada.”

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo