SEMTAS ABRE CENTRAL DE INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS QUE DISPONIBILIZARÁ ACOMPANHAMENTO DE INTÉRPRETE PARA SURDOS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), passa a oferecer, a partir desta quinta-feira (05), serviço gratuito de acompanhamento de intérprete de Libras. A Central de Interpretação de Libras (CIL) está instalada na rua Trairi, 784, Petrópolis (Casa dos Conselhos).

O objetivo é oferecer tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais a surdos para acesso a diversos serviços públicos ou privados. O intérprete, solicitado por agendamento, poderá acompanhar o solicitante para intermediar a comunicação entre ele e interlocutores em diversas situações, como matrícula escolar, entrevista de emprego, serviço bancário, realização de consulta, exame médico, serviços do INSS e Detran, entre outros.

“A Central de Interpretação de Libras é um pleito muito antigo dos natalenses e representa um grande passo na inclusão social da população surda da capital, possibilitando mais acessibilidade”, comemora Andréa Dias, titular da Semtas. “É importante que o usuário esteja inserido no Cadúnico. Caso não esteja, será encaminhado para fazer o seu cadastramento”, reforça a secretária.

O acompanhamento de um intérprete poderá ser solicitado pelo telefone 3232-9252, pelo email [email protected] ou presencialmente das 8h30 às 13h30. Auricéa Xavier, diretora da assessoria técnica da Semtas, ressalta que a solicitação deve ser feita com 48h de antecedência do agendamento.

Natal tem uma população com deficiência auditiva de 5.296 pessoas, segundo o último censo do IBGE, realizado em 2010. Destes, 2058 já estão inseridos no Cadastro Único Nacional para programas sociais.

A Central de Interpretação de Libras foi instituída por meio do Decreto Municipal n⁰ 11848, assinado em 20 de novembro de 2019. É uma estrutura pública desenvolvida dentro do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência para dar suporte aos surdos no acesso a serviços básicos como saúde, educação e transporte e que está inserida no rol das políticas públicas de direitos humanos e inclusão social. A política de assistência social, por meio da Semtas, será responsável por estruturar e gerir a Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo