SUS REALIZOU MAIS DE 17 MILHÕES DE TESTES PARA COVID-19 DESDE INÍCIO DA PANDEMIA

Desde o início da pandemia, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou mais de 17 milhões de testes para detectar o novo coronavírus no país. Em março, a média diária no SUS foi de cerca de mil testes. Só no mês passado, em outubro, o número aumentou para mais de 27 mil por dia.

Em maio deste ano, o ministério da Saúde disse que testaria 46 milhões de pessoas até o fim de 2020. No mês seguinte, o então ministro interino Eduardo Pazuello disse que não acreditava que teriam capacidade logística de processar essa quantidade em seis meses.

Em entrevista à CNN na época, o infectologista professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Alexandre Naime Barbosa, disse que não basta fixar um número de análises. “A Coreia do Sul testou apenas 2% da população mas acabou com o problema. A doença não é estática, é preciso continuar testando até acabar, rotineiramente, e com o melhor teste disponível”, disse.

As farmácias brasileiras também estão atuando na testagem da população. Segundo os números da Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma), entre abril e novembro, mais de um milhão de testes rápidos foram realizados em mais de duas mil farmácias espalhadas pelo Brasil, o equivalente a mais de 5 mil testes por dia.

Até esta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde registrou mais 48.331 casos e 544 mortes por Covid-19.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo