BOTOX E HARMONIZAÇÃO DEVOLVEM AUTOESTIMA A QUEM SOFREU PARALISIA FACIAL

Foto: Reprodução

A condição é caracterizada por mudança na posição da boca e dificuldade em fechar e abrir os olhos

Caracterizada como uma inflamação do nervo facial que controla a contração da musculatura do rosto, a paralisia de Bell é um fenômeno raro, periférico e temporário, mas que abala – e muito! – a autoestima de quem é acometido pelo quadro. Estima-se que, no Brasil, pelo menos 80 mil pessoas já tenham tido a condição. O tratamento ocorre por meio de remédios, estímulos na área e fisioterapia. No entanto, no caso de quem ficou com sequelas permanentes, existem algumas intervenções estéticas que ajudam a retornar a aparência que se tinha antes da paralisia.

Os dois principais são a toxina botulínica (botox) e o ácido hialurônico. Segundo a cirurgiã plástica Marcela Caetano Cammarota, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ambas as substâncias são utilizadas com frequência para manutenção estética, mas foram criadas inicialmente para a resolução de aspectos médicos.

De acordo com o cirurgião dentista Willian Ortega, os procedimentos são aplicados conforme as características dos pacientes em pontos específicos. Assim, é possível balancear o grau de abertura do sorriso para os dois lados e melhorar o fechamento do olho afetado pela paralisia, entre outras vantagens.

“Os procedimentos servem para compensar o que ficou de sequela da paralisia e não foi resolvido por tratamento de reanimação dos músculos. Por isso, eles recebem o nome de compensatórios”, afirma.

Por:metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo