EXPERIMENTO DE IMPLANTES CEREBRAIS EM MACACOS É NOVA ESPERANÇA PARA CEGOS

Foto: Mladem Antonov/AFP

Cientistas estão mais próximos de restaurar a visão de pessoas cegas usando implantes cerebrais, segundo disseram pesquisadores do Instituto Holandês de Neurociências, baseados em uma série de experimentos bem-sucedidos em macacos.

Os pesquisadores desenvolveram implantes contendo 1.024 eletrodos (condutores que carregam correntes elétricas para dentro e para fora do cérebro) e os implantaram em dois macacos em seu córtex visual, a parte do cérebro que processa as informações visuais.

Ao enviar sinais elétricos aos cérebros dos macacos, os pesquisadores criaram “fosfenos”, pontos de luz que podiam ser “vistos” ou percebidos pelo cérebro e podem ser usados para criar a ilusão de formas e objetos.

O pesquisador-chefe Pieter Roelfsema disse à CNN que a equipe queria mostrar que era possível induzir a “visão de objetos” por meio da estimulação elétrica direta do cérebro, explicando que o córtex visual tem “uma espécie de mapa visual do espaço”.

Os macacos executaram uma série de tarefas e, usando sua visão artificial, foram capazes de reconhecer formas e “percepções”, incluindo linhas, pontos em movimento e letras, como relataram os pesquisadores na sexta-feira (4) em resultados publicados na revista “Science”.

Implicações mais amplas

A equipe acredita que essa tecnologia poderá um dia ser usada para simular a visão em pessoas cegas que foram capazes de enxergar em algum momento de suas vidas.

“Os eletrodos então ativariam as células apropriadas e a pessoa seria capaz de ver talvez um carro que está passando, ou uma pessoa andando na rua. Isso dará origem a uma forma de visão”, disse Roelfsema, acrescentando que espera que a tecnologia esteja pronta para ser testada em humanos até 2023.

Por: cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo