ACUSADO DE AGREDIR LUTADORA DO UFC DÁ AULAS DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

Investigado após denúncias de agressão a uma ex-lutadora do UFC, o professor Herman Gutierres passou a dar aulas de defesa pessoal para mulheres em Sorocaba, no interior de São Paulo. Em 2017, o faixa-preta de jiu-jítsu foi gravado dizendo frases como “Eu vou arrebentar sua cara” a uma aluna, a lutadora Ericka Almeida, que depois o denunciou.

De acordo com Ericka e sua irmã, o professor agrediu as duas durante anos. A atleta chegou a gravar um vídeo em que aparece com o rosto ensanguentado após uma dessas ocasiões. Em 2019, a lutadora escreveu um relato das agressões na série “Vozes no Tatame”, do UOL Esporte. Um ano e meio após o caso vir à tona, o Ministério Público de São Paulo ainda não formalizou denúncia contra o professor, que segue dando aulas em Sorocaba, inclusive para mulheres.

O UOL Esporte apurou que provas fundamentais para a investigação, como as gravações feitas por Ericka e transmitidas em uma reportagem da Globo, foram minimizadas no processo, apesar da Polícia Civil ter tido acesso a elas.

“Eu sabia que ele ser preso seria muito difícil, mas eu tinha esperança que tivesse alguma condenação”, afirma Ericka Almeida, que hoje vive no Paraná, onde dá aulas de jiu-jitsu. “Mas não acontecer nada é muito revoltante, angustiante. A minha parte eu fiz, denunciei, colhi provas, mostrei tudo, me esforcei muito. Fica um sentimento de mãos atadas. Não quero ficar famosa, não vou ganhar dinheiro, só quero justiça. Ele fez isso a vida inteira, não foi só comigo e não vai parar, não vai mudar.”

Em suas redes sociais Herman Gutierres, tem publicado fotos em treinamentos de luta pela cidade. Em algumas, de setembro de 2020, ele aparece participando de um treino de defesa pessoal específico para mulheres, promovido pela Guarda Civil de Sorocaba. Os treinos seguiram pelo menos até novembro.

Herman - Reprodução - Reprodução

Procurado, o professor de jiu-jitsu afirmou não poder dar entrevista por orientação de seu advogado. Ele encaminhou, porém, uma série de postagens de Ericka da época em que ambos treinavam juntos, agradecendo por suas instruções. Sobre as aulas de defesa pessoal para mulheres, o treinador afirma que não foram ministradas por ele.

A reportagem confirmou com pessoas ligadas à prefeitura e à Guarda Civil de Sorocaba a existência do curso e a participação do professor. A gestão anterior da prefeitura, que terminou em dezembro de 2020, não atendeu aos pedidos de comentário.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo