BOLSONARO IRONIZA CORONAVAC, MAS EFICÁCIA DE 50,38% ESTÁ ACIMA DA EXIGIDA

Foto: Sérgio Lima

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou hoje, em conversa com apoiadores, a eficácia da CoronaVac, vacina de origem chinesa e que está sendo desenvolvida e fabricada pelo Instituto Butantan (SP) no combate à pandemia do coronavírus. Em tom irônico, o governante perguntou a um seguidor: “Essa de 50% é uma boa?”.

Em seguida, o chefe do Executivo federal reclama que há quatro meses estaria “apanhando por causa da vacina” (isto é, recebendo críticas) e reforça a independência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no processo de aprovação do imunizante.

De acordo com as informações divulgadas ontem pelo governo de São Paulo, a CoronaVac tem eficácia geral de 50,38%. O resultado engloba todos os grupos analisados nos testes clínicos, e o percentual está acima do mínimo exigido pela Anvisa (50%). Além disso, os 50,38% atendem aos padrões da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Hoje, Bolsonaro disse que “agora estão vendo a verdade” — o presidente não expôs o raciocínio com clareza. “O que eu apanhei por causa disso…”, destacou. “Estou há quatro meses apanhando por causa da vacina. Entre eu e a vacina tem a Anvisa. Eu não sou irresponsável. Eu não estou a fim de agradar quem quer que seja.

De acordo com o governante, o governo utilizará a vacina que “passar pela Anvisa”, “seja qual for”. “Já temos um crédito de R$ 20 bilhões”, completou ele, em referência à medida provisória assinada pelo Executivo para investir na aquisição de imunizantes.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo