MAIA SOBE TOM CONTRA BOLSONARO PARA MANTER APOIO DA ESQUERDA A BALEIA ROSSI

Rodrigo Maia veste máscara estilizada com o logo da campanha de Baleia Rossi a caminho do lançamento da candidatura, na Câmara – Foto: Sérgio Lima/Poder360

A forma como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), subiu o tom contra Jair Bolsonaro no fim de semana embute um cálculo político sobre a eleição da Casa.

O deputado disse, no sábado (9.jan.2021), que Bolsonaro é “covarde”. No mesmo dia, declarou que o presidente da República tem culpa pelas 200 mil mortes de brasileiros na pandemia.

Poder360 apurou com 4 fontes próximas a Rodrigo Maia, mas com orientações políticas diferentes, que isso não significa que ele dará prosseguimento a um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro.

O deputado não deu indicativo disso. Essa atitude, inclusive, tenderia a afastar parte dos políticos que hoje estão próximos dele. Ainda, Bolsonaro teria uma popularidade alta demais para sofrer cassação. Se o processo fosse aberto e o governo evitasse a derrubada do presidente, ele se fortaleceria.

O atual presidente da Casa é o principal artífice de uma aliança entre a cúpula de partidos que vão do PT ao PSL para apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara.

Ao atacar Bolsonaro, Maia agrada as siglas de esquerda. Deixa mais fácil para os deputados desse campo político explicarem a seus eleitores apoio a Baleia Rossi, já que o próprio candidato faz poucas críticas públicas ao Planalto.

No domingo (10.jan.2021), o jornal Folha de S.Paulo publicou uma entrevista com Baleia. Ele disse que não há, em sua candidatura, o compromisso de pautar um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro. E que esse “não é o caminho”.

A frase desagradou ao PT, cuja bancada decidiu apoiar sua candidatura por margem estreita. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse que ele poderia perder votos na sigla. O emedebista ligou para Gleisi para acertar os ponteiros.

Baleia só terá chances de vencer se tiver apoio consistente dos partidos de oposição sem perder as outras siglas. O caso é exemplo da dificuldade em manter coeso um bloco com interesses diferentes. Outro exemplo foi a assinatura de apoio ao bloco do adversário, Arthur Lira (PP-AL), por 32 deputados do PSL. A cúpula da sigla está fechada com Baleia e Maia.

Lira ironizou o desentendimento sobre o impeachment no lado de Baleia Rossi: “Ainda bem que Rodrigo Maia e seu candidato agora passaram a concordar comigo”, escreveu no Twitter.

Os ataques de Rodrigo Maia ao Planalto também seriam uma forma de se defender. O governo federal está empenhado em eleger Lira presidente da Câmara. Hoje ele é rival de Maia.

Nos últimos 2 anos, o atual presidente da Casa teve diversos atritos com o governo federal. A articulação do Planalto, chancelada por Bolsonaro, é pró-Lira e também anti-Maia.

O interesse do Executivo em ter um aliado na presidência da Câmara se explica pelas atribuições do cargo. Além de decidir sobre o andamento de processos de impeachment, é o presidente da Casa quem escolhe quais projetos os deputados vão votar e quando.

A votação é secreta. Isso significa que os partidos não têm como punir seus filiados caso escolham um candidato em desacordo com a orientação da sigla. Para ser eleito é necessário ter 257 votos, se todos os 513 deputados votarem.

 Do Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo