RN TEM MAIOR TAXA DE TRANSMISSÃO DE COVID DO PAÍS, DE ACORDO COM PESQUISA DA PUC-RIO

Foto: pixabay.

O Covid Analytics, portal de monitoramento da pandemia criado por um grupo de professores da PUC-Rio, aponta o Rio Grande do Norte como o estado que tem a maior taxa de transmissibilidade (Rt) da doença no país.

A Rt do RN nesta sexta-feira (26) é de 1.49, de acordo com a análise. Isso significa que 100 pessoas infectadas transmitem a doença para 149 em média. O Ceará é o segundo colocado nesse ranking, com taxa de 1.24, seguido de Roraima, com 1.14. O índice é conhecido a partir de um cálculo feito com os dados diários dos boletins epidemiológicos das unidades federativas.

O pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) Rodrigo Silva explica que quando taxa de transmissão está acima de 1 significa que a pandemia está “em certo nível descontrolada”.

De acordo com o cientista, o estado vive patamar estável após quatro meses de crescimento dos números, ocasionado por uma série de eventos: campanha eleitoral, festas de final de ano, veraneio e Carnaval.

“O Rt acima de 1 é ruim, mas ainda é controlável. É preciso que o poder público tenha atitude agora pra evitar que chegue a valores maiores. Quando ele chega a 2, a gente tem uma progressão geométrica de casos. A cada doente, duas pessoas se contaminam, então começa a dobrar o número de doentes”, alerta Rodrigo.

Na opinião do LAIS, é preciso rever as medidas e a fiscalização nos ambientes que promovem aglomerações, como parques, escolas shoppings e comércio em geral, promovendo ao menos redução de horários em alguns setores.

Rodrigo Silva destaca também espaços em que a aglomeração não é ‘consciente’, como praias e ainda o transporte público: “É importantíssimo resolver a questão do transporte público. Temos hoje uma frota reduzida sendo que todo comércio está liberado. Reduz a oferta e aumenta a demanda”.

Fonte: Saiba Mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo