‘BOLSONARO ERROU E SE OMITIU NA PANDEMIA’, DIZ RENAN CALHEIROS, ESCOLHIDO COMO RELATOR DA CPI

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) era um dos nomes mais temidos pelo governo para ocupar um posto no comando da CPI da Pandemia. Indicado por seu partido para a função de relator da comissão parlamentar, Renan afirmou, em conversa por telefone, que o presidente Jair Bolsonaro “errou” e se “omitiu” na condução da pandemia. Com a ressalva de que ainda não foi formalmente escolhido como relator, o senador diz que essa avaliação que faz sobre atuação do presidente da República é pessoal, mas promete que o trabalho da CPI será técnico e apartidário. Ainda hoje o governo tentava emplacar um outro nome para a relatoria da CPI.

Minha opinião é que a gestão do Bolsonaro foi terrível no enfrentamento à pandemia. Ele complicou tudo. Complicou porque errou, se omitiu e minimizou a doença. Prescreveu remédios sem comprovação científica, estimulou aglomeração, não usou máscara. Priorizou o tratamento preventivo. É um somatório. Estamos pagando esse preço em mortes. Mas isso é só uma avaliação pessoal. Defendo uma CPI técnica, que arregimente boas cabeças da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União. Defenderei uma investigação rigorosamente técnica, sem partidarismo e sem alvos pré-determinados.

QUAL O PAPEL DA CPI? QUE INSTRUMENTOS PRETENDE USAR?

O papel da CPI é sugerir uma revisão dos procedimentos para amenizar o horror que estamos vivendo no país. A CPI tem poderes constitucionais para investigar. E, a partir daí, convocar pessoas, fazer oitivas, ter acesso a informações, quebrar sigilos telefônicos, todos os sigilos. Temos um livro publicado em 2006 no Senado, em parceria com o Supremo, que sistematiza ao longo dos anos todas as decisões de CPI tomadas pelo STF, o que pode e o que não pode. Ressalto que ainda não fui escolhido relator e nem priorizo isso. Isso só vai se definir quando a CPI for instalada. O presidente da comissão indica o relator mediante conversa com demais integrantes. Concordarei com qualquer nome do grupo. Não preciso ser relator para colaborar na investigação. Farei o meu melhor como integrante. É uma estupidez o governo querer interferir nos trabalhos da CPI para evitar que alguém seja indicado relator, até porque apoio qualquer um do grupo.

QUEBRAR O SIGILO TELEFÔNICO DOS INVESTIGADOS NA CPI DA PANDEMIA É UMA POSSIBILIDADE?

Sim.

PRETENDE CONVOCAR BOLSONARO OU MINISTROS PARA PRESTAR DEPOIMENTO?

É cedo para dizer se defendo convocação do Bolsonaro ou de ministros. Quem define os limites da investigação é a própria investigação. A investigação se aprofunda e estabelece as necessidades.

GOVERNADORES E PREFEITOS SERÃO INVESTIGADOS?

Qualquer fato que tenha conexão com outro fato objeto da investigação também será investigado. De modo que estados e municipios já estavam incluídos nessa regra, por conta de repasses federais.

RANDOLFE RODRIGUES (REDE-AP) DISSE QUE A CPI DEVERÁ APONTAR CONSEQUÊNCIAS NO ÂMBITO PENAL. A CPI DEVERÁ INDICAR SE HOUVE CRIME DE RESPONSABILIDADE?

Se tem crime de responsabilidade por ação ou omissão, essas coisas que nos cobram no dia a dia, não há como responder se não pelos caminhos que a CPI indicar.

APÓS O STF DETERMINAR A INSTALAÇÃO DA CPI, BOLSONARO AFIRMOU QUE ESTAVA ESPERANDO UMA “SINALIZAÇÃO” DA POPULAÇÃO PARA AGIR. COMO VÊ ESSE TIPO DE DECLARAÇÃO. ACARRETA EM ALGUM IMPACTO PARA A CPI?

É o estilo de ameaças repetidas. Essas não intimidam mais ninguém. Há consciência geral em relação à complexidade que vivemos no país. E há consciência de que todos têm que fazer sua parte e cumprir seu papel. De modo que essas ameaças e intimidações não vão atemorizar a CPI. A CPI é importante, composta por bons quadros da política nacional, pessoas com experiências em outras áreas. E que vão se dedicar totalmente à investigação.

COMO AVALIA A GESTÃO DO EX-MINISTRO DA SAÚDE EDUARDO PAZUELLO, ÚLTIMO A DEIXAR O CARGO?

Pazuello foi muito mal, muito mal… Com todo o respeito, estou há muito tempo em Brasília e nunca convivi com um ministro tão medíocre quanto Pazuello. Espero estar enganado. A CPI é uma oportunidade para que eu me convença ou não disso.

COMO AVALIA A GESTÃO DE NELSON TEICH À FRENTE DA SAÚDE?

Acho que é um técnico bem sucedido, mas logo viu que não dava para seguir os caminhos da ciência, que estava sendo torpedeada pela crença e pela ideologia de alguns no governo.

COMO AVALIA A GESTÃO DE LUIZ HENRIQUE MANDETTA NA PASTA?

Esse, sim, era um bom ministro. Equilibrado, sensato, tinha excelente relação com o Congresso Nacional. Ele teria condições de ter evitado muitas mortes no Brasil. Se não tivesse saído, teria evitado.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo