EM REVIRAVOLTA, BRASIL É ESCOLHIDO A NOVA SEDE DA COPA AMÉRICA

Foto: Juan Barreto/ AFP

Torneio foi retirado da Argentina de última hora; datas serão mantidas e jogos devem ser realizados com portões fechados

A Conmebol anunciou na manhã desta segunda-feira que a Copa América 2021 acontecerá no Brasil. A competição de seleções estava sem sede após Argentina e Colômbia desistirem de realizar o evento, que acontecerá entre 13 de junho e 10 de julho. É a 6ª vez que o país recebe o torneio.

 “A Conmebol Copa América 2021 será disputada no Brasil! As datas de início e término do torneio estão confirmadas. Os locais e os jogos serão informados nas próximas horas. O torneio de seleções mais antigo do mundo fará vibrar todo o continente!”, escreveu a entidade ao anunciar a mudança em suas redes sociais.

A decisão foi tomada em reunião de emergência realizada nesta manhã, em que a entidade analisou as opções e cenários. Um possível cancelamento também estava em pauta. Trazer a competição para o Brasil não era visto como uma possibilidade, mas o cenário mudou durante a reunião. A expectativa é que anunciem ainda hoje as cidades e estádios sede. A intenção é seguir o calendário original e as partidas devem acontecer com portões fechados para o público.

No último dia 20, a Conmebol resolveu retirar a competição da Colômbia por conta dos violentos confrontos e protestos que vêm ocorrendo em meio à reforma previdenciária do país. Na época, o governo do país pediu que a competição fosse adiada. O órgão sul-americano rejeitou imediatamente o pedido e anunciou que a Argentina assumiria todo o torneio.

Já no último domingo,  o ministro do Interior da Argentina, Eduardo Pedro, afirmou que a situação sanitária local, em meio à pandemia do novo coronavírus, torna “muito difícil” a realização do torneio. No sábado, o país iniciou nove dias de quarentena total, enquanto registra média diária sem precedentes de 30 mil infecções e quase 500 mortes, com o sistema de saúde no limite. Logo depois, a Conmebol anunciou a suspensão da competição na Argentina.

O Brasil foi a sede da última edição da competição, em 2019, quando saiu campeão sobre o Peru. Além de dez seleções sul-americanas afiliadas à Conmebol, participaram Japão e Qatar como convidados. O país sediou o evento também em 1919, 1922, 1949 e 1989.

Nesta ano a seleção brasileira está no Grupo A, juntamente com Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A estreia está marcada para o dia 14 de junho, às 20h (de Brasília). A equipe já iniciou a preparação para as Eliminatórias da Copa, e está reunida na Granja Comary desde a última quinta-feira.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo