EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA NO RN REGISTRA SALDO POSITIVO EM MARÇO

Foto: Divulgação

O emprego com carteira assinada no Rio Grande do Norte registrou mais um saldo positivo em março e acima da média histórica do período nos últimos 15 anos. Do balanço das admissões menos os desligamentos, resultou um saldo positivo de 2.116 vagas, representando um aumento de 0,48% em relação ao total de empregados com vínculo celetista do mês anterior. Segundo os dados disponíveis, este foi o melhor março desde o início da série, em 2006.

O melhor resultado da amostra havia sido verificado em 2010 quando 1.200 vagas foram abertas. Mas é preciso ponderar que as comparações com anos anteriores a 2020 estão sujeitas a revisões, uma vez que a metodologia de cálculo do balanço do emprego formal passou por mudanças.

Daí o governo ter mudado o nome de CAGED para Novo CAGED. Mesmo assim, os novos números oficiais não devem desviar muito da tendência real, já que a retomada da indústria vem sendo confirmada por outros indicadores, ainda que com oscilações. Estima-se que no primeiro trimestre do ano tenham sido criadas 6.165 vagas com carteira no RN e 13.043 nos últimos 12 meses.

Em termos de grandes setores, a abertura de vagas no mês foi liderada pelos Serviços (+1.834), com destaque para as atividades de Seleção, agenciamento e locação de mão de obra. Em segundo, veio a Indústria (+1.087), com detalhes apresentados na seção seguinte.

O Comércio criou 765 novos vínculos. Em contrapartida, em fase da baixa sazonal, devido às dispensas de empregados temporários relacionadas ao fim da safra de melões, a Agropecuária foi o único a registrar saldo negativo (-1.570).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo