Fotos: Prefeitura de Pureza
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte- Incra-RN, entregou, na quinta-feira (20), Títulos de Domínio a 74 famílias beneficiárias da reforma agrária no estado. Elas vivem nos municípios de Ceará-Mirim, Poço Branco e Pureza. Com o documento, se tornaram proprietárias das áreas, ampliando as possibilidades de investimento no local.
No assentamento Canafístula, em Pureza, distante 68 quilômetros da capital, Natal, houve a concessão de 39 títulos definitivos. Os agricultores poderão incrementar as produções de caju anão, mandioca, cana-de-açúcar, milho e feijão.
O secretário de Agricultura do município, Allan Helcias de Medeiros, que também é beneficiário da reforma agrária e já possui o título do lote no assentamento Paulo Freire III, destacou a importância da ação. “De posse desse documento, cada assentado vai ter mais crédito junto aos bancos para investir na agricultura familiar e aumentar a produção”.
Na comunidade rural São João, em Ceará-Mirim, não é diferente. Das 20 famílias que lá moram, 17 são, agora, donas das terras.
Dezoito títulos foram entregues no município de Poço Branco, distribuídos para os assentamentos Uberlândia e Nossa Senhora da Piedade.
O superintendente do Incra no Rio Grande do Norte, Marcelo Gurgel, frisou o trabalho desenvolvido pela autarquia no estado. “Nossa principal missão é dar dignidade ao homem do campo, seja com o direito ao seu pedaço de chão, à moradia, a formas de incentivá-lo a produzir, pois é da terra que vem nosso alimento e é por meio do agricultor que eles chegam até nossa mesa”.