GOVERNO FEDERAL ACIONA TODAS AS USINAS TÉRMICAS PARA EVITAR RACIONAMENTO DE ENERGIA

Foto: Reprodução/flickr/ciasabesp

O Brasil registrou em abril e também de setembro ao mês passado –período que concentra mais chuvas– a pior afluência sobre o SIN (Sistema Interligado Nacional) de energia elétrica desde 1931.

Com isso, os reservatórios das hidrelétricas estão entrando na estação seca em níveis muito baixos. O sistema do Sudeste e do Centro-Oeste, o maior do Brasil, está no pior nível desde 2015.

Se nada for feito, os reservatórios devem chegar a 14,9% da capacidade em novembro, segundo projeção consolidada pelo Poder360 pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Seria o pior nível dos reservatórios em 91 anos.

Nesse contexto, o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) avaliou na 4ª feira (5.mai.2021) que será necessário acionar todas as usinas termelétricas que estiverem em condições de operar. A ação tem o objetivo de preservar o volume de água dos reservatórios e evitar apagões no fim de 2021. Além disso, o Brasil importa energia da Argentina e do Uruguai desde outubro para mitigar o risco de colapso.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo