OMS PEDE QUE PAÍSES RICOS DOEM VACINAS EM VEZ DE IMUNIZAR CRIANÇAS

Foto: Frederic J. Brown

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu nesta 6ª feira (14.mai.2021) que os países ricos considerem doar vacinas em vez de imunizar crianças contra a covid-19. A organização pede que as doses que seriam utilizadas nesses grupos sejam enviadas para o Covax Facility, consórcio para o acesso igualitário das vacinas.

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, afirmou que alguns dos países mais pobres não têm imunizantes suficientes para vacinar nem mesmo os profissionais de saúde. Esse é o 1º grupo prioritário da vacinação.

“Eu entendo porque alguns países querem vacinar suas crianças e adolescentes, mas agora eu peço que reconsiderem e, em vez disso, doem as vacinas para o Covax”, disse em entrevista coletiva.

Segundo os dados da OMS, mais de 1 bilhão de vacinas contra o coronavírus já foram distribuídas em todo o mundo. Mas apenas 0,3% dessas doses foram aplicadas em países de baixa renda.

Essa não é a 1ª vez que Adhanom crítica a forma como as doses são distribuídas entre os países. Em fevereiro, o diretor da OMS afirmou que os países ricos dificultam a obtenção de vacinas pelo Covax. Eles estariam ameaçando com embargos os laboratórios das farmacêuticas para receberem as suas doses primeiro.

Agora, com muitos países em estágios mais avançados da vacinação, a atenção se voltou para crianças e adolescentes, público que não estava incluso nas campanhas de imunização. Os Estados Unidos e o Canadá já aprovaram o uso da vacina da Pfizer/BioNTech em adolescentes a partir de 12 anos.

Enquanto esses países estão a caminho da vacinação em massa, outras nações vivem o pior momento da pandemia. Exemplo disso é a Índia, que registrou nas últimas semanas recordes diários de casos e mortes por covid-19.

Mas não é apenas a Índia que tem necessidades emergenciais. Nepal, Sri Lanka, Vietnã, Camboja, Tailândia e Egito são apenas alguns dos países que estão enfrentando picos de casos e hospitalizações”, afirmou Adhanom ao pedir mais apoio aos países mais vulneráveis.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo