PESSOAS COM COMORBIDADES A PARTIR DOS 40 ANOS COMEÇAM A SER VACINADAS EM NATAL

Pessoas com comorbidades a partir dos 40 anos começam a ser vacinadas em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Natal deu mais um passo no avanço da imunização contra a Covid-19. A capital potiguar iniciou neste domingo (16) a vacinação de pessoas com comorbidades a partir de 40 anos. As pessoas com deficiência também estão incluídas neste novo grupo.

A informação só foi confirmada na noite de sábado (15) pela Secretaria Municipal de Saúde, o que pode ter contribuído para a baixa procura em alguns pontos de aplicação da vacina na manhã deste domingo.

No Shopping Via Direta, a fila de pessoas era pequena para tomar o imunizante nas primeiras horas do dia. No início da tarde, o fluxo aumentou e houve tumulto. No drive da UnP Roberto Freire, o movimento foi um pouco maior.

“Saiu a divulgação ontem (sábado) meio de surpresa. Já estava com a documentação pronta. O importante agora é se vacinar. Pela minha faixa etária, a tendência era demorar um pouco mais, mas deu certo, graças a Deus”, contou Daniel Henrique, de 41 anos, que é cardíaco.

Natal também segue aplicando a segunda dose da Coronavac nas pessoas que receberam a primeira dose até 4 de abril. Na UBS de Candelária, foi registrado um bate-boca entre os funcionários e usuários de uma família por uma discordância em relação a esta segunda dose. A idosa envolvida recebeu a primeira dose em 5 de abril, e o protocolo adotado pela SMS limitou o público para quem tomou a primeira dose até o dia 4 de abril.

Sobre a vacinação

A vacinação para pessoas com comorbidades a partir de 40 anos é realizada neste domingo nos drives do Via Direta, UnP Roberto Freire, Ginásio Nélio Dias e OAB em Candelária, até 16h, e nas UBS (Felipe Camarão II, Bairro Nordeste, Mãe Luiza, Rocas, Alecrim, Nova Descoberta, Rosangela Lima, Nordelândia e Vale Dourado), até 12h.

Neste novo grupo também estão incluídas as Pessoas com Deficiência com cadastro no BPC.

Para vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacinação, comprovante de residência e um dos documentos listados abaixo:

Laudos com descritivo OU CID da doença ou condição de saúde

Declarações com descritivo OU CID da doença ou condição de saúde

Prescrições médicas (somente as que tiverem carimbo ou cupom grampeado da farmácia da UBS ou Prosus ou Unicat ou Hiperdia)

Relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde

Cadastro no HIPERDIA, PROSUS ou UNICAT.

Veja as comorbidades que se incluem nos grupos atuais de vacinação

G1/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo