VÍDEO MOSTRA PASSAGEM DE ‘BOLA DE FOGO ESVERDEADA’ PELO CÉU DO RN E MAIS TRÊS ESTADOS NO NORDESTE

Bólido (meteoro muito luminoso) registrado em João Pessoa Foto: Marcelo Zurita / BRAMON / climaaovivo.com.br

Imagens captadas pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) mostram a passagem de um meteoro pelo céu na região Nordeste por volta tas 19h de sábado, dia 22.

O fênomeno foi avistado no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Houve registro também do Clima ao Vivo, que visa a reunir informações para verificar como está o tempo pelo país. O vídeo com os registros do fenômeno por vários ângulos foi divulgado nesta segunda-feira, 24.

Internautas descreveram o meteoro como uma “bola de fogo esverdeada cruzando o céu”. Os relatos foram coletados tanto a partir das redes sociais quanto por uma ferramenta da própria Bramon, disponibilizada em seu site. Eles começaram a ser feitos a partir de João Pessoa, onde uma câmera do observatório confirmou a passagem do bólido, como é chamado um meteoro muito luminoso.

Segundo a Bramon, a partir da análise dos vídeos, profissionais puderam determinar a trajetória do bólido pela atmosfera. Assim, descobriram que ele surgiu sobre o Oceano Atlântico, a 99,2 km de altitude e cerca de 110 km da costa Leste do Rio Grande do Norte. Em seguida, tomou rumo na direção Noroeste brilhando intensamente até desaparecer a 36,3 km de altitude, ainda sobre o oceano, a 53 km de Natal. Ainda de acordo com a Bramon, ele percorreu uma distância de 89,7 km em apenas cinco segundos, o que representa uma velocidade média de 64,6 mil km/h.

“Baseado na luminosidade e na velocidade do meteoro, a Bramon calcula que a rocha espacial que gerou o fenômeno possuía entre 20 e 60 Kg de massa, dos quais, no máximo 5 kg podem ter resistido à passagem atmosférica e gerado meteoritos que, infelizmente, descansam no fundo do Oceano Atlântico”, completou a rede de observação.

Louise Queiroga/ Agência O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo