“CEPA ORIGINÁRIA DA ÍNDIA É 97% MAIS TRANSMISSÍVEL” DIZ INFECTOLOGISTA

Foto: FAROOQ KHAN

O chefe da Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alexandre Naime Barbosa, disse em entrevista à CNN que os recentes surtos de Covid-19 na Índia e no Brasil têm relação com a maior transmissibilidade das variantes de atenção.

“A Delta foi reportada num estudo desta semana da OMS [Organização Mundial da Saúde], e ela é 97% mais transmissível do que o vírus original, do que o vírus selvagem que causou a pandemia. A variante Gama [P.1, do Brasil], é 38% [mais transmissível], para vocês terem uma ideia.”

Naime disse, também, sobre a chance das variantes tornarem as vacinas desenvolvidas, até agora, menos eficazes.

“Podem colocar em risco a eficácia da vacina e o maior exemplo é a variante Beta, da África do Sul, que especificamente a resposta da vacina Oxford / AstraZeneca, acaba sendo desastrosa. Nós temos a resposta para o vírus original em torno de 60, 70% — uma boa eficácia –, mas quando esta vacina é desafiada pelo vírus Beta, essa resposta cai para apenas 10%.”

No entanto, ele destaca que os estudos não indicam perda de efetividade em relação às variantes que circulam no Brasil. “Aparentemente, para as variantes Gama e Delta, não houve grande impacto pelo pull de vacina que estamos usando, elas respondem bem.”

CNN Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo