GUARDA MUNICIPAL CHEGA AOS 30 ANOS MAIS FORTE, EQUIPADA E PRESENTE NA SEGURANÇA DE NATAL

A Guarda Municipal do Natal (GMN) comemora nesta sexta-feira (04), 30 anos de serviços prestados na área de prevenção e promoção da segurança pública na capital potiguar. Criada no ano de 1991 pela lei municipal 4.000, a corporação tem como missão a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública, preservação da vida, do patrimônio público, histórico e ambiental.

Com a demanda ampliada pela lei federal 13.022/2014, a GMN dimensionou seus serviços de patrulhamento e ronda ostensiva ampliando a atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e do Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa), além de criar pelotões específicos como a Ronda de Proteção Escolar (Rope), a Ronda Saúde (RondaS) e Ronda de Proteção Ambiental (Ropam), que agem na segurança preventiva das escolas municipais, das unidades de saúde e nas áreas de reserva ambiental pertencentes ao município.

 

A GMN deu um salto na atuação durante os dois últimos anos com investimentos da Prefeitura que viabilizaram a aquisição de novas motocicletas de patrulhamento, novas viaturas operacionais, aquisição de armamento letal, armamento menos que letal, munição, coletes balístico, rádios digitais portáteis de comunicação, construção da Base Regional do Alecrim, cursos de qualificação profissional, entre outros.

Os guardas municipais também tiveram avanço significativo direcionado a valorização profissional e as condições salarias com a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras eVencimentos da corporação. Sonho de quase 30 anos atendido pelo prefeito Álvaro Dias.

Os projetos de segurança preventiva direcionado a crianças e adolescentes e operados pela GMN, como o Programa Semente Cidadã e o Agente Mirim Ambiental de Natal, também contaram com investimentos de equipamentos e fardamentos nesses últimos anos, além de manter o atendimento das crianças durante esse período de pandemia, chegando mensalmente com cestas de alimentos.

O comandante da GMN, Alberfran Câmara, explicou que em 30 anos de serviços prestados à população de Natal a Guarda sempre cumpriu seu dever com intensidade e responsabilidade. “Nosso efetivo não se prende a dificuldades para cumprir sua missão. Todas às vezes que somos chamados a qualquer desafio nós estamos lá e fazemos. Tenho orgulho da instituição azul-marinho, de pertencer e contribuir todos os dias, junto com todos os guardas, pelo engrandecimento da corporação e cumprimento de nossa missão social”, comentou.

A GMN também conta com atuação permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que reúne as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Itep, Defesa Civil e outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo