Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, em transmissão ao vivo nas redes sociais dele, se dirigiu à cúpula da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado para rebater críticas a sua decisão de trazer a Copa América para o Brasil.
“Renan Calheiros, o que mata gente não é quem manda dinheiro para estádio, é quem desvia dinheiro do estádio”, disse em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta 5ª feira (3.jun.2021).
O mandatário chamou o relator da CPI de “recordista de inquéritos” no Supremo Tribunal Federal e afirmou que o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), seria um “PhD em desvio” de recursos.
Após o governo brasileiro aceitar trazer o torneio de seleções para o país, Renan Calheiros (MDB-AL) já se referiu à Copa América como “campeonato da morte” e à transferência da sede para o Brasil como “suicídio”.
Na live, o presidente sugeriu, ainda, que a comissão teria o poder de convocá-lo se aprovar um requerimento nesse sentido. Mas emendou, na sequência, que não aceitaria comparecer se fosse convidado por “uma figura desqualificada como Renan Calheiros ou Omar Aziz“.
Uma das tônicas da CPI nas últimas semanas foi o detalhamento sobre as tratativas do governo federal com a Pfizer no 2º semestre do ano passado. Na live de hoje (5ª), Bolsonaro alegou que, desde as primeiras comunicações, em agosto, a farmacêutica oferecia imunizastes que seriam entregues em 2021. Ele não especificou o mês para o qual a empresa prometia os primeiros lotes.
“Tem alguns idiotas que falam que aqui podia ter vacinado o pessoal em novembro do ano passado”, reclamou o chefe do Planalto.
Com informações do Poder 360.