CPI DA COVID NO RN: KELPS QUER CONVOCAR GOVERNADOR DA BAHIA E MAIS 6 PARA EXPLICAR COMPRA DE RESPIRADORES

Foto: João Gilberto/Reprodução/Fernando Vivas

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), provável presidente da CPI da Covid que será instalada na próxima semana na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, anunciou nesta quarta-feira (28) que, assim que os trabalhos da comissão forem iniciados, vai pedir a convocação do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Para isso acontecer, será preciso que a maioria da comissão (que tem cinco membros) aprove o requerimento. A primeira reunião da CPI está marcada para o dia 4 de agosto. Nesta data, serão escolhidos o presidente e o relator. Já há um acordo para que Kelps Lima seja o presidente e para que o deputado Francisco do PT seja designado o relator.

Segundo Kelps, Rui Costa será chamado para depor na condição de presidente do Consórcio Nordeste, do qual o Governo do RN faz parte. Se for oficialmente convocado, o governador baiano terá de dar explicações à CPI sobre a compra frustrada de 300 respiradores pulmonares no auge da pandemia de Covid-19.

O consórcio antecipou na compra R$ 48 milhões para a empresa Hempcare, mas não recebeu os equipamentos nem o dinheiro de volta. O Rio Grande do Norte participou da compra com uma cota de R$ 5 milhões por 30 respiradores. O calote, revelado e denunciado pelos próprios governadores da região, está sob investigação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Os estados nordestinos constituíram o Consórcio Nordeste pera gerar economia e levaram um trambique. O consórcio juridicamente se equipara a uma autarquia, pois é constituído com recursos públicos de cada um dos estados nordestinos. Os responsáveis pela administração do consórcio devem esclarecimento ao povo do Rio Grande do Norte, que perdeu 5 milhões de reais, o que resultou em mortes e sofrimento para população potiguar”, enfatizou Kelps, em publicação no Twitter.

Na publicação, Kelps também anunciou a convocação de outros personagens envolvidos na compra dos respiradores:

  • Rui Costa, governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste;
  • Carlos Eduardo Gabas, secretário do Consórcio Nordeste;
  • Cristiana Prestes Toledo, empresária da Hempcare;
  • Luiz Henrique Ramos, empresário da Hempcare;
  • Paulo de Tarso Carlos, empresário da Biogeoenergy;
  • Jesiel Soares da Silva, fiscal do contrato dos respiradores;
  • Valdeir Claudino de Souza, gerente de administração do Consórcio Nordeste.

98FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo