MERCADO DE PETRÓPOLIS E BAR DA NEIDE SÃO TEMA DO PAPO DE FOGÃO RAIZ

Fotos: Divulgação

Patrimônio Cultural de Natal, o Mercado de Petrópolis tem 53 anos de história e sua fama vem da diversidade de negócios e intensa movimentação cultural na praça. O local possui 56 boxes com artesanato, ateliês, restauradores de obras de arte, peixaria, antiquários, sebos de livros, discos, galerias e restaurantes de comidas variadas. Exemplo é o tradicional Restaurante da Dalila, famoso pelo café reforçado regional.

É desse recanto do bairro de Petrópolis, na zona Leste de Natal, que o apresentador Fernando Amaral gravou o terceiro episódio da série “Papo de Fogão Raiz — Feiras Livres, Mercados e Ruas”, cuja temporada está em exibição pelo canal do Youtube e TVs abertas em Natal e outras capitais do Nordeste. O episódio estará disponível a partir de domingo.

“O Mercado de Petrópolis é um point gastronômico e cultural de Natal, um local que deve ser visitado pelos natalenses e turistas. É um patrimônio da cidade e sua diversidade de negócios é o atrativo do lugar. Aqui se come bem e também se faz ótimas compras. Sem falar nos restaurantes tradicionais como o da Dalila, que está na memória afetiva de todo natalense”, comentou o apresentador.

Apresenta ao público a exímia cozinheira Neide, do Bar da Neide, um agradável espaço localizado no largo Allan Kardec, nos fundos do Mercado de Petrópolis. Sob as árvores frondosas do lugar, o cliente pode degustar um delicioso chambaril, iguaria que é também conhecida como ossobuco, e outras comidinhas como a tulipa de frango na brasa.

Enquanto apresenta a receita, Dona Neide conta que veio para Natal, de Paraú, há 17 anos, e faz cinco que está com seu bar nos fundos do Mercado. Conta que aprendeu os segredos da cozinha regional na casa onde trabalhou do casal Werneck e Tatiana. “Eles são apaixonados por comida e me ensinaram tudo sobre temperos”. A comida de Neide é aromática e seu chambaril é famoso.

No episódio também tem a Dica Rápida, diretamente do Bar da Cacá, no Mercado do Peixe, no Canto do Mangue, onde Elineide Venâncio ensina a preparar o camarão no alho e óleo no ponto certo. Um prato que é a cara do final de semana.

A temporada “Papo de Fogão Raiz — Feiras Livres, Mercados e Ruas” está no canal do Youtube do Papo de Fogão, aos sábados na Band Nordeste: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30); pela TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h).

A partir de uma grande pesquisa nos locais, a temporada revela a gastronomia popular e seus fazedores, cozinheiras e cozinheiros que estão espalhados pela cidade preparando comida como se fazia antigamente. De métodos simples, essa cozinha traz a força nos temperos. É uma comida carregada de histórias sobre o povo de um lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo