‘SACIÓLOGOS’ DEFENDEM DIA DO SACI COMO CONTRAPONTO A HALLOWEEN; ENTENDA

O ator Ornelas Filho, que interpretou o personagem Saci Pererê em ‘Sítio do pica-pau amarelo’ Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo

Personagem mais conhecido do folclore brasileiro, o Saci Pererê é celebrado oficialmente por um número crescente de municípios brasileiros no dia 31 de outubro, mesma data em que acontece o Halloween. E isso não é mera coincidência.

Estudiosos de lendas e tradições orais do país — incluem-se aí os “saciólogos”, pesquisadores dedicados à história do Saci — defendem que a “invasão cultural do Halloween no Brasil” deve ser combatida com uma exaltação a essa figura genuninamente brasileira.

A iniciativa foi criada pela Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci), organização fundada em 2003, no município de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, para valorizar esse personagem da cultura nacional. Naquele mesmo, a instituição se mobilizou em prol de uma lei municipal que determinasse o dia 31 de outubro como o Dia do Saci.

A ação não só vingou, mas foi replicada por outras cidades. Em 2004, uma lei parecida também foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Hoje, cidades como Vitória (ES), Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG) festejam oficialmente a data. A determinação da comemoração em âmbito nacional está arquivada e ainda aguarda aprovação no Congresso.

“O mais importante é legitimarmos a discussão da mitologia brasileira como resistência à invasão cultural”, justificou Mouzar Benedito, um dos membros da Sosaci, numa entrevista recente. “Halloween só se for com carne seca. O Dia das Bruxas é uma tradição importada e baseada em aspectos comerciais. Nossas crianças e nós, adultos, estamos esquecendo nosso folclore”, reforçou.

O vereador e ex-deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) é o responsável pela proposta de tornar a data uma comemoração nacional. O projeto, no entanto, segue arquivado. “A data… parece-nos pertinente. A comemoração do Halloween no Brasil — como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial — tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o Dia do Saci é, portanto, uma forma de oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura”, ressaltou o parlamentar, em entrevista à revista ÉPOCA em 2017.

Apesar de haver muitas espécies de sacis com diversas aparências, a figura mais conhecida é a de um rapaz negro de uma perna só, que tem um gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na boca. Ele é o responsável pelas grandes traquinagens que conhecemos: desde azedar o leite, até amarrar as crinas dos cavalos com nós que não se desfazem.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo