GOVERNO ALEMÃO E SENAI-RN RENOVAM PROJETO QUE DÁ ORIGEM A 1º BUGGY ELÉTRICO POTIGUAR E AMPLIA CERTIFICAÇÃO

Fotos: Divulgação

O governo alemão confirmou na quinta-feira (25) a prorrogação do projeto Verena, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI, executam por meio de acordo de cooperação com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade alemã de Trier (EIC Trier).

O projeto terminaria em setembro deste ano e, após auditoria, aguardava análise do governo sobre resultados e possibilidade de extensão. O novo prazo vai até setembro de 2022 e prevê, entre outras atividades, treinamentos promovidos por especialistas da Alemanha para capacitação da equipe que está desenvolvendo o primeiro carro elétrico do Rio Grande do Norte.

O veículo, um buggy da indústria potiguar Selvagem, será desenvolvido pelo CTGAS-ER com a colaboração do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A Alemanha é líder na Europa em produção de veículos elétricos.

“A prorrogação do Projeto confirmada pelo governo alemão é de relevância para a indústria com a concretização do 1º piloto da Selvagem e para a qualificação profissional também há ganhos”, diz Amora Vieira, coordenadora do Projeto Verena no SENAI-RN.

Ampliação da certificação
Outra iniciativa que será viabilizada com a extensão do prazo é a ampliação da certificação profissional desenvolvida em parceria com a EIC Trier, agora para técnicos em refrigeração e técnicos industriais. Atualmente, o processo está disponível apenas para instaladores de sistemas fotovoltaicos, os profissionais que instalam sistemas de geração de energia solar no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo