MÉXICO VAI EXIGIR VISTOS DE BRASILEIROS A PARTIR DE 11 DE DEZEMBRO

Foto: Agência O Globo

O México vai passar a exigir vistos de brasileiros a partir de 11 de dezembro, após cancelar nesta sexta-feira um acordo que retira a exigência de vistos para turistas brasileiros. A decisão foi tomada após o governo mexicano detectar que o benefício foi utilizado por brasileiros para trabalhar sem permissão legal no país da América do Norte ou para tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

O documento de um anteprojeto nesse sentido já havia sido publicado em meados de outubro pela Comissão de Melhora Regulatória (Conamer), órgão do governo mexicano. No entanto, só nesta sexta-feira a medida foi publicada no diário oficial do país.

Entrevista: Governo alemão cobra de Bolsonaro combate a desmatamento: ‘Esse tema é de todos os partidos, com exceção da extrema direita’

“Os nacionais da República Federativa do Brasil que pretendam entrar no país como visitantes […] devem solicitar o visto nos termos das disposições legais aplicáveis”, informou o Ministério do Interior mexicano.

De acordo com a publicação no diário oficial, o acordo que retira a exigência de visto de turistas brasileiros para entrarem no México, em vigor desde 2004, ficará sem efeito a partir de 11 de dezembro, quando o documento passará a ser exigido.

Segundo o governo mexicano, foi identificado “um aumento substancial de brasileiros” que chegam ao país “com finalidades diferentes das permitidas” se aproveitando do acordo que será cancelado.

O Brasil já havia sido comunicado da decisão, que, segundo o governo mexicano, é temporária, embora ainda não tenha a validade determinada.

Em outubro, quando as diretrizes foram anunciadas, o governo destacou que, entre abril e agosto deste ano, foram identificados mais de 38 mil brasileiros que tentaram entrar ilegalmente nos Estados Unidos vindos do território mexicano.

De acordo com o México, foram detectados brasileiros que “têm perfil não condizente com o do visitante ou turista genuíno e apresentam inconsistências” em seus documentos.

A mesma medida tomada pelo México em relação ao Brasil foi adotada em relação ao Equador. Segundo a mídia local mexicana, o mesmo deve ser feito com outros países.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo