‘PASSAPORTE VACINAL TEM AUMENTADO A DEMANDA NOS POSTOS DE VACINAÇÃO’, AVALIA SECRETÁRIO DE SAÚDE

Foto: Reprodução/JP News Natal

Desde a última sexta-feira (21) em implementação no Rio Grande do Norte, a exigência do passaporte vacinal para entrada em estabelecimentos comerciais tem aumentado a ida de potiguares aos postos de vacinação contra a covid-19. Essa é a avaliação do secretário estadual da Saúde Pública, Cipriano Maia, que concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan News Natal. “Isso foi constatado no fim de semana, quando mais de 700 pessoas tomaram a D1”, afirmou o secretário.

Cipriano Maia também afirmou que a medida pretende estimular que pessoas que já tomaram pelo menos uma dose das vacinas estejam atentas ao calendário vacinal, com D2 e dose de reforço.

“Avaliamos como positivo porque a população está reconhecendo que é fundamental vacinar para poder ter vida social, porque as pessoas não podem alegar o seu direito individual de escolher não se vacinar e sair contaminando os outros. E onde está o direito dos outros?”, argumenta o secretário.

Ele ainda disse que as vacinas contra a covid-19 não evita a possibilidade de infecção nem de transmissão, mas que reduz. Além de mencionar que o esquema vacinal em dia protege contra internações, casos graves e mortes.

“A variante nova [Ômicron] traz um potencial de transmissibilidade muito maior. Por isso que não é suficiente o passaporte. O passaporte foi uma das medidas. As outras a gente já sabe quais são: usar máscara, manter distanciamento físico entre as pessoas e evitar aglomerações”, disse Cipriano.

A Secretaria de Saúde (Sesap) também recomendou que municípios tomem medidas mais “drásticas”, a fim de evitar eventos que aglomerem pessoas. Segundo o titular da pasta, não houve pactuação nesse sentido entre o Estado e os municípios. No entanto, ele citou a decisão municipal em Caicó que cancelou o carnaval de rua e festas privadas.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo