QUER MORAR NO EXTERIOR? A ALEMANHA PLANEJA ATRAIR 400 MIL TRABALHADORES ESTRANGEIROS QUALIFICADOS POR ANO

Distrito financeiro de Frankfurt, na Alemanha – Foto: Reuters

O novo governo de coalizão da Alemanha planeja atrair 400 mil trabalhadores qualificados estrangeiros por ano para compensar o gargalo demográfico e as baixas no mercado de trabalho em setores-chaves que arriscam prejudicar a recuperação do país no pós-pandemia.

“A redução no numero de trabalhadores qualificados se tornou tão séria agora que está desacelerando de forma dramática a nossa economia”, disse Christian Duerr, líder parlamentar do Partido Democratas Livres (FDP), a revista WirtschaftsWoche.

E acrescentou: “Só podemos ter o problema do envelhecimento da força de trabalho sob controle com uma moderna política de imigração. Temos de alcançar a marca de 400 mil trabalhadores qualificados vindos de fora o mais rápido possível”.

O governo de coalizão tripartite, liderado pelo chanceler social-democrata Olaf Scholz, e contando com o FDP e os Verdes, discute medidas como um sistema de pontos para especialistas vindos de países de fora da União Europeia, além de aumentar o valor do salário mínimo para 12 euros por hora como tornar o emprego na Alemanha mais atrativo.

O Instituto Econômico Alemão, que atua em apoio aos empregadores, estima que a força de trabalho vai encolher em mais de 300 mil pessoas este ano, na medida em que há mais trabalhadores se aposentando do que jovens ingressando no mercado.

A previsão é que essa lacuna cresça para mais de 650 mil em 2029, levando a uma baixa acumulada de perto de cinco milhões de pessoas em idade de trabalhar em 2030. O número de alemãs empregados subiu para quase 45 milhões no ano passado, apesar da pandemia.

Após décadas de baixas taxas de natalidade e de imigração incerta, o encolhimento da força de trabalho representa também uma bomba-relógio para o sistema previdenciário alemão, no qual menos empregados acabam sacrificados com a tarefa de financiar as pensões de uma massa crescente de aposentados e gozando de expectativa de vida mais longa.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo