REI DA HOLANDA ANUNCIA QUE DEIXARÁ DE USAR CARRUAGEM DE OURO COM IMAGEM DE NEGROS ESCRAVIZADOS

 

Carruagem de ouro tem imagem de negros escravizados ajoelhados diante dos senhores brancos Foto: Divulgação/Koninklijke Verzamelingen

O rei da Holanda, Willem-Alexander, anunciou nesta quinta-feira que não usará uma carruagem de ouro que traz imagens de negros escravizados em um painel na lateral. Chamado “De Gouden Koets”, o veículo puxado a cavalo era usado tradicionalmente no transporte do monarca holandês para a abertura do Parlamento, batizados, casamentos e outras ocasiões especiais.

A carruagem era utilizada pelos reis holandeses desde 1901. No entanto, seu último uso ocorreu em 2015. A interrupção ocorreu para a reforma do veículo, em meio a um crescente debate sobre racismo no país.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo oficial gravado pelo rei e divulgado nas redes sociais e nos veículos de mídia. Willem-Alexander aparece dizendo que a sociedade holandesa não está pronta para ver a carruagem nas ruas.

— Não podemos reescrever o passado. Podemos tentar aceitá-lo juntos. Isto também se aplica ao passado colonial. A Gouden Koets só poderá ser usada quando a Holanda estiver pronta para isso. E esse não é o caso no momento. Enquanto houver pessoas vivendo na Holanda que sintam a dor da discriminação no cotidiano, o passado ainda lançará sua sombra sobre nosso tempo — disse o rei Willem-Alexander.

Após uma reforma que durou cinco anos, a carruagem foi reapresentada ao público durante uma exposição chamada “The Golden Coach”, no Museu de Amsterdã, em junho do ano passado. Na ocasião, uma petição on-line para aposentar a carruagem recebeu mais de 9 mil assinaturas.

Agência O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo