SPRAY NASAL ANTI-COVID PODE PROTEGER CONTRA TODAS AS VARIANTES POR ATÉ 8 HORAS

A molécula atinge um local da proteína Spike comum a todas as variantes. Foto: Reprodução / Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, desenvolveram um spray nasal que pode fornecer proteção contra a Covid-19 por até pelo menos oito horas e é eficaz imediatamente após sua administração. No entanto, esse spray é um tratamento preventivo e não uma vacina.

A molécula TriSb92, desevolvida pela equipe, tem a capacidade de inativar a proteína Spike do coronavírus, utilizada por ele para invadir as células, e oferece proteção eficaz a curto prazo. De acordo com um estudo publicado recentemente em uma plataforma pré-impressão, testes feitos em laboratório e animais mostraram que a molécula protege contra infecções por “pelo menos oito horas, mesmo em casos de alto risco de exposição” e é eficaz imediatamente após sua administração.

“O TriSb92 neutraliza potentemente o SARS-CoV-2 e suas variantes de preocupação, incluindo a Delta e a Ômicron. A administração intranasal de uma dose modesta de TriSb92 (5 ou 50 microgramas) oito horas antes da exposição ao SARS-CoV-2 B. protegeu eficientemente 1.351 camundongos da infecção”, escreveram os autores do estudo.

Segundo os cientistas, a capacidade de inibir efetivamente todas as variantes atuais é devido ao direcionamento da molécula a um local da proteína Spike comum a todas as variantes. Eles acretiram também que essa característica indica que futuras cepas  do SARS-CoV-2 ou novos coronavírus podem ser suscetíveis a ela.

Os resultados ainda precisam ser revisados por pares e mais pesquisas são necessárias antes que o produto possa ser usado em humanos.

Complemento à vacina

Vale ressaltar que o tratamento com spray nasal não é uma vacina contra a Covid-19, mas um complemento a ela.

— Esses tipos de moléculas que previnem infecções, ou medicamentos antivirais, não podem substituir as vacinas na proteção da população contra a doença do coronavírus — disse em comunicado o professor Kalle Saksela, que está envolvido neste estudo e em outra pesquisa, que busca desenvolver um imunizante em spray contra a doença.

O tratamento preventivo pode ser útil para pessoas cuja proteção vacinal é insuficiente. Dependendo da situação da epidemia, também pode beneficiar indivíduos totalmente vacinados quando administrado antes de qualquer situação de alto risco.

Em entrevista ao Gizmodo, Saksela disse que a tecnologia para produzir o spray é “barata e altamente fabricável”, mas que ele não sabe quanto tempo pode levar até que o rpoduto chegue aos testes clínicos e ao mercado.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo