MULHER DÁ À LUZ DENTRO DE CASA COM A AJUDA DA SOGRA EM NATAL

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Uma jovem de 19 anos de idade entrou em trabalho de parto dentro de casa na manhã desta quarta-feira (18), na Zona Norte de Natal, e contou com a ajuda da própria sogra para que a filha nascesse.

Grávida de oito meses, Joana Darc acordou com algumas contrações. Por considerá-las “leves”, não se preocupou muito. Em poucos minutos, a intensidade aumentou e aí ligou o sinal de alerta de que a pequena Elisa estava prestes a vir ao mundo.

Sozinha com a filha mais nova em casa, precisou recorrer inicialmente ao marido, mas quem chegou antes foi a sogra, que mora perto. E, com o tempo correndo e as contrações aumentando, a solução foi fazer o parto ali mesmo, dentro de casa.

“Falei com meu marido, avisei a ele que estava com contração, mas que não era nada demais, que eram fracas. Mas foram aumentando, aumentando, e eu pedi ajuda à minha sogra, que mora do lado da minha casa”, contou Joana Darc, a mãe de Elisa.

“Ela [a sogra] veio, a gente esperou ainda meu marido, que trabalha como motorista de aplicativo, então estava no trânsito e não estava conseguindo chegar. As contrações foram aumentando, aumentando e eu vi que realmente não dava mais pra segurar”, completou.

As contrações ficaram mais fortes por volta das 8h40. Na hora que o marido chegou, às 9h10, foi o exato momento em que Elisa decidiu vir ao mundo.

“Meu marido chegou e foi na hora que ela resolveu nascer. Minha sogra me deitou na cama e me ajudou a fazer o parto, que não durou nem dois minutos, eu acho”, contou Joana Darc.

A sogra conta que ficou nervosa no momento em que soube que a nora estava em trabalho de parto.

“Eu fiquei muito aperreada, chamando o carro pra lá e pra cá. Não deu tempo, que ela disse que a menina já ia nascer. Deitei ela na cama, pedi pra ela abrir as pernas e a menina já vinha nascendo. Peguei a mãozinha, segurei a criança, peguei o ‘lençolzinho’ e a enrolei. E estamos aqui, com muita alegria, graças a Deus”, contou a doméstica Josenilta Matias.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou entre 10 e 20 minutos depois do parto e realizou os procedimentos necessários, como o corte do cordão umbilical.

“Quando eles chegaram, fizeram os primeiros procedimentos, cortaram o cordão dela. E a gente veio [pro hospital]. Graças a Deus ela nasceu bem. Foi prematura, mas está bem aparentemente”, contou a mãe, Joana Darc.

A mãe e a filha foram levadas, em seguida, para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, onde foram internada na sala de pós-parto. A bebê estava precisando apenas aumentar a glicose para ir para o quarto de visitas.

Elisa Campos de Sousa, segundo filho do casal, nasceu de 36 semanas pesando 2,34 quilos. A equipe médica confirmou que a bebê nasceu saudável e a expectativa é de que mãe e filha recebam alta do hospital na quinta-feira (19).

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo