NÚMERO DE EMPREGADOS NO SETOR PRIVADO CRESCE 14% NO 1º TRIMESTRE NO RN, DIZ IBGE

 Foto: Divulgação

O número de pessoas empregadas no setor privado cresceu 14% no Rio Grande do Norte no 1º trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e foram divulgados nessa sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, entre janeiro e março deste ano, o RN teve 74 mil trabalhadores a mais na iniciativa privada.

Ao todo, a pesquisa apontou 610 mil trabalhadores no primeiro trimestre no setor privado, sendo 410 mil com carteira assinada e 200 mil sem carteira. Em 2021, no mesmo período, eram 536 mil trabalhadores.

Segundo o IBGE, também houve crescimento no número de empregadores em relação ao último trimestre de 2021: o aumento foi de 34%. A pesquisa mostra 17 mil empregadores a mais no estado

No Brasil, tanto de empregados no setor privado (12,8%) quanto de empregadores (10,8%) também cresceram em comparação com o mesmo período de 2021.E no comparativo com o último trimestre de 2021, também houve crescimento de 5,7%.

Taxa de desemprego

O Rio Grande do Norte apresentou uma taxa de 14,1% de desemprego no primeiro trimestre de 2022.

De acordo com com o IBGE, isso “significa que o estado não apresentou uma variação estatisticamente relevante em relação ao trimestre anterior”.

No Brasil (11%), houve uma redução de 3,8% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

A pesquisa aponta que dos 2,91 milhões de potiguares com 14 anos de idade ou mais, 1,34 milhão está ocupado. Isso significa que o nível de ocupação no Rio Grande do Norte é de 46,3%, uma estabilidade em relação ao trimestre anterior. Este indicador é a proporção de pessoas ocupadas em relação à população em idade laboral.

Com informações do g1 /RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo